YD Comunicação - 07/06/2022
O material na versão impressa deve sair até julho
Uma ação conjunta de quatro programas/projetos de extensão universitária, desenvolvidos na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) resultou num material voltado, especialmente, para crianças. Intitulado Aventuras de uma Pipa Prevenindo Queimadura, o e-book dá dicas bem didáticas de como prevenir acidentes com queimaduras.
O objetivo, conforme os idealizadores, é distribuir um livro de histórias e atividades infantis que contribua para a prevenção e para o tratamento das queimaduras. Além disso, fazer com que o público infantil se torne difusor de informações junto ao seu ciclo social. A versão impressa deverá ser lançada até julho deste ano.
“Unimos as forças para montar essa historinha de fácil acesso para as crianças. Estamos em forma de digital e em breve teremos impresso para distribuir, inicialmente, em Santa Catarina e depois para o Brasil todo”, destaca Juliano Tibola.
A iniciativa é de suma importância, pois, de acordo com a Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ), cerca de um milhão de acidentes com queimaduras ocorrem no Brasil a cada ano, sendo que dois terços acontecem com crianças e adolescentes. Aproximadamente 90% dos acidentes por queimaduras poderiam ser evitados por meio de ações de educação em saúde e de políticas públicas.
PROGRAMAS DE EXTENSÃO - Na Udesc ocorrem vários programas de extensão, como: Restaura: Fisioterapia Dermatofuncional em Queimaduras, coordenado pelo professor Juliano Tibola; o Esag Kids e o Projeto Campus de Cultura “Livros do Programa Esag Kids em Cestas Básicas e nas Escolas”, coordenados pelo professor Eduardo Janicsek Jara. Na UFSC, o projeto de extensão é o Prevenção de acidentes e estratégias para o cuidado e autocuidado no processo de reabilitação pós-queimaduras, coordenado pela professora Maria Elena Echevarría Guanilo.
As ações de extensão coordenadas por Juliano e por Maria Elena, assim como a capacitação da comunidade a respeito do tema, já acontecem há alguns anos e, no ano de 2022, em contato com o professor Eduardo, resolveram se unir para disseminar informações de prevenção de queimaduras em escolas de nível fundamental de Santa Catarina por meio da criação do livro.