Cartilha educativa sobre queimaduras levou Prêmio Elisabeth Greenfield no XIV CBQ 2024

- 02/10/2024

Trabalho foi feito por Isabella Luiz Resende sob orientação da dr. Raquel Pan

O XIV Congresso Brasileiro de Queimaduras acabou, mas para muita gente ele vai ficar guardado na memória para sempre. Que o diga Isabella Luiz Resende, autora do trabalho vencedor do Prêmio Elisabeth Greenfield, entregue durante o evento que ocorreu no fim de setembro deste ano, em Belo Horizonte (MG). 

Com o título “Construção e validação de cartilha educativa sobre queimaduras na infância: estudo metodológico”, foi desenvolvida uma cartilha educativa sobre queimaduras através de um comitê de especialistas que avaliaram o conteúdo e as imagens. A cartilha também foi avaliada por crianças e cuidadores.

“Receber o prêmio como o único da noite na categoria de Enfermagem foi uma honra. Esse reconhecimento reflete não só o meu esforço pessoal, mas também o apoio e a colaboração de todos que contribuíram para a elaboração e desenvolvimento da pesquisa”, celebra Isabella Luiz. 

Ela é graduada em enfermagem pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro e em 2022 começou o mestrado na mesma instituição, onde desenvolveu essa pesquisa sobre queimaduras na infância, sob a orientação da professora doutora Raquel Pan, uma referência na área.

“Tenho grande interesse em estudar e pesquisar a prevenção de queimaduras, acreditando que a divulgação de informações e a conscientização podem reduzir significativamente os índices de acidentes, principalmente entre crianças. Agora, no doutorado, meu objetivo é dar continuidade a essa linha de pesquisa e contribuir ainda mais para a comunidade científica na área de queimaduras”, complementa.

Para a enfermeira Raquel Pan, orientadora do projeto, trabalhos como esse são importantes, “pois trazem a experiência de especialistas na área e do público-alvo e podem servir de exemplo para a condução de outras pesquisas e elaboração de outras cartilhas”, diz ela, destacando que esse projeto faz parte de um outro maior dela, que tem como objetivo construir e validar cartilhas educativas para prevenção de acidentes na infância.

Raquel fala, ainda, da emoção de ter visto Isabella receber o prêmio. “Esse prêmio foi instituído em 2012. Eu recebi os dois primeiros, em 2012 e 2014, com trabalhos relacionados à minha tese de doutorado. E agora, anos depois, ver a minha orientanda receber esse prêmio foi de uma felicidade enorme. Receber um prêmio muda a carreira da gente, dá ânimo para continuar seguindo, tentando fazer a diferença com avanços em pesquisa e, consequentemente, na vida dos pacientes”, diz.

Prêmio - Esse prêmio foi instituído em 2012 em homenagem à enfermeira americana Elisabeth Greenfield, que morreu em 2021. Ela foi peça fundamental para a comunidade de queimados no Brasil e na América do Sul, desempenhando um papel essencial em tudo que se relaciona a queimaduras, pois uniu todas as sociedades e prestigiou a América Latina.

Elisabeth era diretora-executiva da Sociedade Internacional de Queimaduras (ISBI), o que contribuiu para que aproximasse os profissionais da área de queimaduras por meio dos eventos e de sua dedicação exclusiva ao tema.

Em 2012 e em 2018, foi homenageada pela SBQ por seu trabalho competente à frente da ISBI. No Congresso Brasileiro de Queimaduras de 2018, ela viabilizou a ida de seis palestrantes do mundo, melhorando o nível científico do congresso.

O prêmio que leva seu nome no Congresso Brasileiro de Queimaduras é dado ao melhor trabalho na categoria Enfermagem.


Confira a cartilha: CARTILHA DE QUEIMADURAS


 

Outras Notícias

Eu venci: Suzana Batista foi vítima da negligência aos 7 anos de idade

Representantes da SBQ darão treinamento para atendimento em queimaduras em Minas Gerais

Fala, presidente: Luiz Fernando Tibery representa o Paraná

Edição 1/2025 da Revista Brasileira de Queimaduras está no ar

Alunos da UEL desenvolvem peças publicitárias de prevenção a queimaduras

Membros da diretoria participam de palestras em eventos em Minas Gerais e Rio de Janeiro nesta semana

SBQ convoca Assembleia Gera Extraordinária para 6 de setembro

CTQ de Londrina conta com Grupo de Estudo e Pesquisa em Queimaduras e tem apoio da SBQ regional Paraná

Projetos de estudantes ajudam a prevenir e tratar queimaduras de formas inovadoras

Eu venci: Guilherme Santos foi vítima de acidente com álcool e quase perdeu a vida quando criança

SBQ finaliza primeiro semestre de 2025 com 519 associados. Saiba como associar-se

CFM e SBQ discutem ações para aprimorar prevenção e assistência a vítimas de queimaduras no Brasil

Encontro entre SBQ e CFM discute linha de cuidados em queimaduras

Revista Brasileira de Queimaduras é referência no tema no Brasil e na América Latina

Fala, presidente: Rosa Irlene representa da SBQ no estado de Goiás

Queimaduras por violência doméstica também causam danos psicológicos

Pesquisa intitulada Caracterização da violência contra a mulher por queimaduras do Brasil quer ajuda de profissionais que atuam no atendimento a queimados

Representantes da SBQ participam de Congressos na Unicamp entre os dias 3 e 6 de julho

Junho Laranja termina com grande alcance nacional graças ao apoio de profissionais, vítimas, entidades e governo

Queimadura química é tema da última webconferência da programação Junho Laranja 2025