Cartilha educativa sobre queimaduras levou Prêmio Elisabeth Greenfield no XIV CBQ 2024

- 02/10/2024

Trabalho foi feito por Isabella Luiz Resende sob orientação da dr. Raquel Pan

O XIV Congresso Brasileiro de Queimaduras acabou, mas para muita gente ele vai ficar guardado na memória para sempre. Que o diga Isabella Luiz Resende, autora do trabalho vencedor do Prêmio Elisabeth Greenfield, entregue durante o evento que ocorreu no fim de setembro deste ano, em Belo Horizonte (MG). 

Com o título “Construção e validação de cartilha educativa sobre queimaduras na infância: estudo metodológico”, foi desenvolvida uma cartilha educativa sobre queimaduras através de um comitê de especialistas que avaliaram o conteúdo e as imagens. A cartilha também foi avaliada por crianças e cuidadores.

“Receber o prêmio como o único da noite na categoria de Enfermagem foi uma honra. Esse reconhecimento reflete não só o meu esforço pessoal, mas também o apoio e a colaboração de todos que contribuíram para a elaboração e desenvolvimento da pesquisa”, celebra Isabella Luiz. 

Ela é graduada em enfermagem pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro e em 2022 começou o mestrado na mesma instituição, onde desenvolveu essa pesquisa sobre queimaduras na infância, sob a orientação da professora doutora Raquel Pan, uma referência na área.

“Tenho grande interesse em estudar e pesquisar a prevenção de queimaduras, acreditando que a divulgação de informações e a conscientização podem reduzir significativamente os índices de acidentes, principalmente entre crianças. Agora, no doutorado, meu objetivo é dar continuidade a essa linha de pesquisa e contribuir ainda mais para a comunidade científica na área de queimaduras”, complementa.

Para a enfermeira Raquel Pan, orientadora do projeto, trabalhos como esse são importantes, “pois trazem a experiência de especialistas na área e do público-alvo e podem servir de exemplo para a condução de outras pesquisas e elaboração de outras cartilhas”, diz ela, destacando que esse projeto faz parte de um outro maior dela, que tem como objetivo construir e validar cartilhas educativas para prevenção de acidentes na infância.

Raquel fala, ainda, da emoção de ter visto Isabella receber o prêmio. “Esse prêmio foi instituído em 2012. Eu recebi os dois primeiros, em 2012 e 2014, com trabalhos relacionados à minha tese de doutorado. E agora, anos depois, ver a minha orientanda receber esse prêmio foi de uma felicidade enorme. Receber um prêmio muda a carreira da gente, dá ânimo para continuar seguindo, tentando fazer a diferença com avanços em pesquisa e, consequentemente, na vida dos pacientes”, diz.

Prêmio - Esse prêmio foi instituído em 2012 em homenagem à enfermeira americana Elisabeth Greenfield, que morreu em 2021. Ela foi peça fundamental para a comunidade de queimados no Brasil e na América do Sul, desempenhando um papel essencial em tudo que se relaciona a queimaduras, pois uniu todas as sociedades e prestigiou a América Latina.

Elisabeth era diretora-executiva da Sociedade Internacional de Queimaduras (ISBI), o que contribuiu para que aproximasse os profissionais da área de queimaduras por meio dos eventos e de sua dedicação exclusiva ao tema.

Em 2012 e em 2018, foi homenageada pela SBQ por seu trabalho competente à frente da ISBI. No Congresso Brasileiro de Queimaduras de 2018, ela viabilizou a ida de seis palestrantes do mundo, melhorando o nível científico do congresso.

O prêmio que leva seu nome no Congresso Brasileiro de Queimaduras é dado ao melhor trabalho na categoria Enfermagem.


Confira a cartilha: CARTILHA DE QUEIMADURAS


 

Outras Notícias

Alterações farmacocinéticas no grande queimado é tema do SIG Queimaduras desta quarta-feira (2)

Eu venci – A vida de José Carlos mudou após um choque que resultou em perda de membros e queimaduras

No Dia Nacional da Doação de Órgãos, SBQ reforça a necessidade da doação de pele

Médica e enfermeira são homenageadas no XIV CBQ em Belo Horizonte

Primeiro dia de CBQ é marcado por emoção e muita troca de conhecimento

Vítimas de queimadura lutam para ter direitos garantidos no Estatuto da Pessoa com Deficiência

Entrevista - Presidente do XIV CBQ fala sobre o evento que reúne especialistas em queimaduras

Symatese oferecerá aula sobre a matriz dérmica Nevelia e a aplicação em casos de queimados no XIV CBQ

Essity leva ao XIV CBQ palestra sobre tratamento seguro de queimaduras em crianças

Regras de apresentação para o XIV CBQ 2024 estão disponíveis no site do Congresso

Mölnlycke Health Care estará com estande e um espaço interativo no no XIV CBQ

SIG Queimaduras comemora seis anos planejando voo para outros países de língua portuguesa

Nova edição da Revista Brasileira de Queimaduras (RBQ) está no ar

Escoteiros do Brasil inicia atividades voltadas para prevenção de queimaduras

Psicóloga Sandra Almeida abre o SIG Queimaduras no mês dedicado à saúde mental

Comitê de Nutrição elabora material para facilitar prática clínica

XIV CBQ conta com agência de viagens para ajudar participantes do evento

EU VENCI - Rhafrezzya Alves esteve no fundo do poço e hoje ajuda outras pessoas a darem a volta por cima

Dia Nacional do Voluntário: seis organizações não governamentais atuam com vítimas de queimaduras