Cartilha educativa sobre queimaduras levou Prêmio Elisabeth Greenfield no XIV CBQ 2024

- 02/10/2024

Trabalho foi feito por Isabella Luiz Resende sob orientação da dr. Raquel Pan

O XIV Congresso Brasileiro de Queimaduras acabou, mas para muita gente ele vai ficar guardado na memória para sempre. Que o diga Isabella Luiz Resende, autora do trabalho vencedor do Prêmio Elisabeth Greenfield, entregue durante o evento que ocorreu no fim de setembro deste ano, em Belo Horizonte (MG). 

Com o título “Construção e validação de cartilha educativa sobre queimaduras na infância: estudo metodológico”, foi desenvolvida uma cartilha educativa sobre queimaduras através de um comitê de especialistas que avaliaram o conteúdo e as imagens. A cartilha também foi avaliada por crianças e cuidadores.

“Receber o prêmio como o único da noite na categoria de Enfermagem foi uma honra. Esse reconhecimento reflete não só o meu esforço pessoal, mas também o apoio e a colaboração de todos que contribuíram para a elaboração e desenvolvimento da pesquisa”, celebra Isabella Luiz. 

Ela é graduada em enfermagem pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro e em 2022 começou o mestrado na mesma instituição, onde desenvolveu essa pesquisa sobre queimaduras na infância, sob a orientação da professora doutora Raquel Pan, uma referência na área.

“Tenho grande interesse em estudar e pesquisar a prevenção de queimaduras, acreditando que a divulgação de informações e a conscientização podem reduzir significativamente os índices de acidentes, principalmente entre crianças. Agora, no doutorado, meu objetivo é dar continuidade a essa linha de pesquisa e contribuir ainda mais para a comunidade científica na área de queimaduras”, complementa.

Para a enfermeira Raquel Pan, orientadora do projeto, trabalhos como esse são importantes, “pois trazem a experiência de especialistas na área e do público-alvo e podem servir de exemplo para a condução de outras pesquisas e elaboração de outras cartilhas”, diz ela, destacando que esse projeto faz parte de um outro maior dela, que tem como objetivo construir e validar cartilhas educativas para prevenção de acidentes na infância.

Raquel fala, ainda, da emoção de ter visto Isabella receber o prêmio. “Esse prêmio foi instituído em 2012. Eu recebi os dois primeiros, em 2012 e 2014, com trabalhos relacionados à minha tese de doutorado. E agora, anos depois, ver a minha orientanda receber esse prêmio foi de uma felicidade enorme. Receber um prêmio muda a carreira da gente, dá ânimo para continuar seguindo, tentando fazer a diferença com avanços em pesquisa e, consequentemente, na vida dos pacientes”, diz.

Prêmio - Esse prêmio foi instituído em 2012 em homenagem à enfermeira americana Elisabeth Greenfield, que morreu em 2021. Ela foi peça fundamental para a comunidade de queimados no Brasil e na América do Sul, desempenhando um papel essencial em tudo que se relaciona a queimaduras, pois uniu todas as sociedades e prestigiou a América Latina.

Elisabeth era diretora-executiva da Sociedade Internacional de Queimaduras (ISBI), o que contribuiu para que aproximasse os profissionais da área de queimaduras por meio dos eventos e de sua dedicação exclusiva ao tema.

Em 2012 e em 2018, foi homenageada pela SBQ por seu trabalho competente à frente da ISBI. No Congresso Brasileiro de Queimaduras de 2018, ela viabilizou a ida de seis palestrantes do mundo, melhorando o nível científico do congresso.

O prêmio que leva seu nome no Congresso Brasileiro de Queimaduras é dado ao melhor trabalho na categoria Enfermagem.


Confira a cartilha: CARTILHA DE QUEIMADURAS


 

Outras Notícias

Brasil ganha primeiro Laboratório da Pele de Tilápia, instalado na Universidade Federal do Ceará

Rechaud: é preciso regulamentação e campanhas preventivas

Maria Leonor Paiva, segunda vez presidente da SBQ RN

Nova edição da Revista Brasileira de Queimaduras já pode ser acessada

Luana Gaspar foi vítima de um fio desencapado que quase lhe custou a vida

ISBI abre chamada para programa de avaliação de centros de queimados

CampSamba 2025 reuniu 15 crianças vítimas de queimaduras em Pernambuco

Queimaduras entre crianças: um risco subestimado e frequente

SBQ e Cofen conversam sobre Linha de Cuidados em Queimaduras

No Dia da Secretária, SBQ reconhece a importância da atuação de Loraine Derewlany, secretária executiva da entidade

Membrana amniótica já compõe Política Nacional de Doação e Transplantes criada pelo Ministério da Saúde nesta sexta-feira (26)

SBQ participa de Movimento pela Curricularização dos Conteúdos sobre Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos

Fernanda Gazola: “a vida de um sobrevivente de queimaduras é recomeçar todos os dias”

Painel sobre uso da membrana amniótica em pacientes queimados rende elogios

Fala, presidente: Wandressa Nascimento preside a SBQ SE

SBQ e Fundação Ecarta se unem para dar visibilidade à campanha de doação de pele e de membrana amniótica

Porque é tão importante cuidar da saúde mental das vítimas de queimaduras?

SIG Queimaduras completa sete anos com muitos motivos para comemorar

Assembleia aprova nomes para o conselho fiscal da SBQ e o início da elaboração de um compliance

Dia do voluntariado: a importância de doar tempo, talento e amor a quem precisa