YD Comunicação - 05/10/2021
Tema será tratado pelas psicólogas Maria Odete Menezes e Fernanda Loureiro de Carvalho
O SIG Queimaduras dessa quarta-feira (6) irá falar sobre autoextermínio e queimaduras. O tema será exposto pelas psicólogas Maria Odete Menezes e Fernanda Loureiro de Carvalho.
“Quando a gente estuda sobre tentativas de suicídio de modo geral, não se fala muito em tentativas por queimaduras. No entanto, tem um certo número de casos, uma média de 10% dos nossos pacientes internados no CTQ são por tentativas de suicídio”, observa Maria Odete, que atua no CTQ do Hospital Walfredo Gurgel, em Natal (RN).
O índice de mortalidade desses pacientes é grande. Segundo a psicóloga Fernanda Loureiro, os casos de autoextermínio são mais frequentes em mulheres, mas em homens costuma ser mais grave. “Durante o SIG, vamos tratar a temática pensando no ser humano de forma integral. O adoecimento não é só físico”, complementa.
Quando os pacientes sobrevivem, o tratamento é semelhante a qualquer outra vítima chamada grande queimado, com um diferencial: o enfoque na saúde mental. Tanto a vítima quanto seus familiares recebem maior atenção neste sentido. “Falar sobre suicídio ainda é um tabu, porque as pessoas não entender muito bem o que leva alguém a tentar tirar a própria vida”, frisa Odete.
O tema será abordado a partir de meio-dia desta quarta-feira.
Siga as instruções para acesso:
1. Acesse o endereço: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/sigqueimaduras
2. Na janela "Não tenho uma conta" digite seu Nome (Cidade-UF) e clique em "Entrar"
3. Aguarde um instante e seja bem-vindo a sala virtual!
4. Navegador recomendado: Google Chrome
5. Antes de conectar verifique os requisitos de uso: http://url.rnp.br?Requisitos-MCONF
6. Vídeo aulas de apoio sobre como utilizar o MCONF: http://url.rnp.br?Videos-MCONF
7. Todos os microfones e câmeras deverão permanecer fechados.