YD Comunicação - 05/10/2021
Conhecendo o perfil dos moradores das comunidades, profissional pode esclarecer a população sobre cuidados com queimaduras
Prevenção é a palavra-chave quando o assunto é queimadura. Por isso, a Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ) defende que os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) possam fazer o alerta à população. Esses profissionais conhecem e criam vínculos com a comunidade, conhecendo as famílias e os potenciais riscos, necessidades e perfil de hábitos de vida.
Segundo o presidente da SBQ, José Adorno, o ACS é um profissional estratégico para alcance do SUS nas comunidades. “Pode, devidamente capacitado sobre o tema dos principais acidentes envolvendo queimaduras, identificar a população de risco, a ambiência onde os acidentes ocorrem e quais os agentes que causam queimaduras, podendo agir diretamente ensinando como evitá-los”, destaca.
Por enquanto, a ideia é embrionária. Mas a SBQ já tem conversado sobre o assunto com parlamentares, na expectativa de que seja levada adiante.
CARREIRA – O ACS integra a Equipe de Saúde da Família. O profissional orienta a população sobre ações de prevenção de doenças, promoção à saúde e acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS), por meio de visitas domiciliares e de ações educativas individuais e coletivas na comunidade. Além disso, ele trabalha com o mapeamento e o cadastramento dos dados demográficos e sociais da região.
De acordo com a Lei Federal nº 11.350, o ACS precisa ter ensino médio completo. O profissional é contratado por meio de um concurso público ou processo seletivo realizado por prefeituras, governo do estado ou órgão do governo federal. No dia 4 de outubro foi comemorado o dia do Agente Comunitário de Saúde.