Super P! entra em ação na prevenção de queimaduras

- 29/05/2020

SBQ cria personagem infantil para envolver crianças no Junho Laranja 2020

A campanha Junho Laranja 2020 terá como foco as crianças. Cerca de 40% dos acidentes com queimaduras acometem essa faixa etária e grande parte acontece dentro de casa. O tema tornou-se ainda mais relevante este ano, em razão do isolamento social, que deixou os pequenos mais reclusos.

Além de trabalhar a prevenção junto aos profissionais e aos pais, a Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ) também pretende se aproximar das crianças, envolvendo-as com relação aos perigos que as cercam. Para facilitar esse diálogo, foi criado o Super P!, um super herói que trará dicas de proteção para os pequenos.

“De acordo com alguns autores, é no brincar que a criança constrói o entendimento de si, do outro e das relações com o meio em que vive. Então, a fantasia pode ser nosso importante aliado na orientação e na prevenção de acidentes. É no imaginário infantil que temos a oportunidade de orientar”, comenta a terapeuta ocupacional, Noycla Duque Raymundo.

Ela explica que as crianças muito pequenas não têm capacidade de reconhecer situações com riscos de acidentes com queimaduras e, muitas vezes, não conseguem sair dessas situações.

“É muito importante que os adultos reconheçam os riscos, orientem e preservem as crianças dos acidentes. Condutas simples, de conversar com elas, compartilhar e orientar na prevenção de acidentes e na rotina doméstica, principalmente no ambiente da cozinha, levando em consideração a idade e nível de compreensão da criança”, orienta.

Ao longo do mês, o Super P! entrará em ação, trazendo as principais dicas de como se proteger de acidentes em ambientes como a cozinha e como fugir de “armadilhas” dentro de casa, como tomadas e ferros elétricos.