- 28/01/2020
Mais uma vez a SBQ (Sociedade Brasileira de Queimaduras) mobilizou-se junto ao Ministério da Saúde diante de uma situação de tragédia envolvendo vítimas de queimadura. O governo brasileiro, através do Ministério, enviou pele humana para as vítimas do acidente com um caminhão de gás - onde morreram mais de dez pessoas - em Lima (Peru), na semana passada. Foram doados 20 mil centímetros quadrados de tecidos que auxiliarão no tratamento dos queimados.
A dra. Daniela Salomão, diretora do SNT (Serviço Nacional de Transplantes), deu a boa notícia ao presidente da SBQ, dr. José Adorno. “Logo que recebemos a informação, repassamos a decisão com muita alegria à dra. Priscilla Alcocer Cordero, presidente da FELAQ (Federação Ibero Latino-Americana)”, comenta o presidente da SBQ. Os dois principais Bancos de Pele, das cidades de Porto Alegre e São Paulo, contribuíram com os envios dos estoques para atender às vítimas do acidente.
“Por infeliz coincidência, no último dia 27, completaram sete anos da tragédia da Boate Kiss, quando também fomos apoiados por todos vizinhos da América Latina. Agradecemos por poder retribuir a solidariedade que permeia entre os países”, finaliza o presidente da SBQ.