Junho Laranja ganha apoio de instituição internacional

- 28/05/2020

Amal Shriners apoiará SBQ em ações para troca de experiências entre profissionais dos Estados Unidos e Brasil

A campanha Junho Laranja deste ano ganhou uma parceria importante: o Amal Shriners, um braço do Shriners International no Brasil, instituição sem fins lucrativos que tem por objetivo tratar crianças em quatro especialidades: queimaduras, ortopedia, lesão na coluna e lábios leporinos e fissura palatina.

“O Shriners International foi fundado nos Estados Unidos em 6 de junho de 1872 e, coincidentemente, é no mesmo dia da fundação da SBQ e do Dia Nacional de Luta contra Queimadura. Como temos no nosso escopo de trabalho a prevenção e tratamento de queimaduras em crianças e adolescentes, a sinergia entre a nossa instituição e o SBQ foi muito positiva”, conta o potentado (presidente) do Amal Shriners, Marcelo Sans Dodson. “Nossa instituição sabe que o ponto chave nesta atuação é a prevenção, pois o tratamento e as sequelas de queimaduras são onerosos e traumáticos”, complementa.

Neste sentido, o Amal Shriners irá contribuir com a campanha compartilhando a experiência dos profissionais e médicos do Shriners Hospitals for Children, nos Estados Unidos, com vídeos sobre temas específicos, como por exemplo: banco de pele, técnicas de tratamento de queimados, importância do trabalho de prevenção e como superar o trauma e reconstruir a vida de forma saudável.

“Nossos profissionais que atendem na nossa rede nos Estados Unidos farão essa troca de experiências com os profissionais do Brasil. Nosso principal papel, nesta campanha, é contribuir para que o maior número de famílias sejam alcançadas, de modo que ajude a minimizar os acidentes com queimaduras, em especial, com crianças e adolescentes”, destaca Marcelo Sans Dodson.

Ele destaca, ainda, que a intenção é continuar a parceria neste trabalho, junto à Sociedade Brasileira de Queimaduras, mesmo depois do Junho Laranja. “Temos conversado sobre ações a médio e longo prazo, como estreitar a cooperação técnica entre os profissionais do Brasil e dos Estados Unidos na área de queimadura, oportunidades de estágio para profissionais desta área num dos Hospitais Shriners for Children, apoio institucional em caso de catástrofes etc.”, frisa Marcelo.

Para o presidente da SBQ, José Adorno, parcerias com instituições como o Amal Shriners fortalecem a SBQ  e toda a cadeia de colaboradores, profissionais especializados e voluntários na busca de melhorias dos resultados em nosso país . “Estamos no mesmo propósito e, sem dúvida, reforça ainda mais nossos objetivos, que é fazer prevenção e também capacitar nossos profissionais. Com isso, vamos atingir melhores indicadores, que visam diminuir o número de queimaduras e oferecer melhor cuidado assistencial àqueles que necessitem de tratamento em nossa rede de assistência integrada ”, finaliza.

AMAL SHRINERS – Fundada em 6 de junho de 1872, o Shriners International é uma fraternidade baseada nos princípios maçônicos de amor fraterno, auxílio e verdade. Tem cerca de 250 mil membros em 198 templos (divisões) nos Estados Unidos, Canadá, Alemanha, México, Filipinas, Porto Rico, República do Panamá, Bolívia e Brasil.

Também apoia os Shriners Hospitals for Children®, um sistema de saúde com 22 hospitais pediátricos dedicados a fornecer cuidados médicos, pesquisa de excelência mundial e oportunidades educacionais para os profissionais médicos do mundo inteiro. Atende cerca de 120 mil crianças por ano, de todo mundo, independentemente da capacidade da família em pagar o tratamento.

Outras Notícias

Bancos de tecido começam a realizar as captações, processamentos e envio de membrana amniótica após incorporação ao SUS

“Ser grato por continuar vivo colocou em meu coração um propósito de seguir em frente fazendo das cicatrizes uma oportunidade de testemunhar a vida”

Incêndio na COP30 pode ter causa de origem elétrica e reforça alerta já feito anos atrás pela SBQ e Abracopel

Fala, presidente: Rogério Noronha está a frente da SBQ Minas Gerais

Inscrições abertas para o XVI Congresso Brasileiros de Queimaduras 2026

Prazo para pagamento de anuidade 2025 da Sociedade Brasileira de Queimaduras termina em 30 de novembro

Brasil ganha primeiro Laboratório da Pele de Tilápia, instalado na Universidade Federal do Ceará

Rechaud: é preciso regulamentação e campanhas preventivas

Maria Leonor Paiva, segunda vez presidente da SBQ RN

Nova edição da Revista Brasileira de Queimaduras já pode ser acessada

Luana Gaspar foi vítima de um fio desencapado que quase lhe custou a vida

ISBI abre chamada para programa de avaliação de centros de queimados

CampSamba 2025 reuniu 15 crianças vítimas de queimaduras em Pernambuco

Queimaduras entre crianças: um risco subestimado e frequente

SBQ e Cofen conversam sobre Linha de Cuidados em Queimaduras

No Dia da Secretária, SBQ reconhece a importância da atuação de Loraine Derewlany, secretária executiva da entidade

Membrana amniótica já compõe Política Nacional de Doação e Transplantes criada pelo Ministério da Saúde nesta sexta-feira (26)

SBQ participa de Movimento pela Curricularização dos Conteúdos sobre Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos

Fernanda Gazola: “a vida de um sobrevivente de queimaduras é recomeçar todos os dias”

Painel sobre uso da membrana amniótica em pacientes queimados rende elogios