Junho Laranja ganha apoio de instituição internacional

- 28/05/2020

Amal Shriners apoiará SBQ em ações para troca de experiências entre profissionais dos Estados Unidos e Brasil

A campanha Junho Laranja deste ano ganhou uma parceria importante: o Amal Shriners, um braço do Shriners International no Brasil, instituição sem fins lucrativos que tem por objetivo tratar crianças em quatro especialidades: queimaduras, ortopedia, lesão na coluna e lábios leporinos e fissura palatina.

“O Shriners International foi fundado nos Estados Unidos em 6 de junho de 1872 e, coincidentemente, é no mesmo dia da fundação da SBQ e do Dia Nacional de Luta contra Queimadura. Como temos no nosso escopo de trabalho a prevenção e tratamento de queimaduras em crianças e adolescentes, a sinergia entre a nossa instituição e o SBQ foi muito positiva”, conta o potentado (presidente) do Amal Shriners, Marcelo Sans Dodson. “Nossa instituição sabe que o ponto chave nesta atuação é a prevenção, pois o tratamento e as sequelas de queimaduras são onerosos e traumáticos”, complementa.

Neste sentido, o Amal Shriners irá contribuir com a campanha compartilhando a experiência dos profissionais e médicos do Shriners Hospitals for Children, nos Estados Unidos, com vídeos sobre temas específicos, como por exemplo: banco de pele, técnicas de tratamento de queimados, importância do trabalho de prevenção e como superar o trauma e reconstruir a vida de forma saudável.

“Nossos profissionais que atendem na nossa rede nos Estados Unidos farão essa troca de experiências com os profissionais do Brasil. Nosso principal papel, nesta campanha, é contribuir para que o maior número de famílias sejam alcançadas, de modo que ajude a minimizar os acidentes com queimaduras, em especial, com crianças e adolescentes”, destaca Marcelo Sans Dodson.

Ele destaca, ainda, que a intenção é continuar a parceria neste trabalho, junto à Sociedade Brasileira de Queimaduras, mesmo depois do Junho Laranja. “Temos conversado sobre ações a médio e longo prazo, como estreitar a cooperação técnica entre os profissionais do Brasil e dos Estados Unidos na área de queimadura, oportunidades de estágio para profissionais desta área num dos Hospitais Shriners for Children, apoio institucional em caso de catástrofes etc.”, frisa Marcelo.

Para o presidente da SBQ, José Adorno, parcerias com instituições como o Amal Shriners fortalecem a SBQ  e toda a cadeia de colaboradores, profissionais especializados e voluntários na busca de melhorias dos resultados em nosso país . “Estamos no mesmo propósito e, sem dúvida, reforça ainda mais nossos objetivos, que é fazer prevenção e também capacitar nossos profissionais. Com isso, vamos atingir melhores indicadores, que visam diminuir o número de queimaduras e oferecer melhor cuidado assistencial àqueles que necessitem de tratamento em nossa rede de assistência integrada ”, finaliza.

AMAL SHRINERS – Fundada em 6 de junho de 1872, o Shriners International é uma fraternidade baseada nos princípios maçônicos de amor fraterno, auxílio e verdade. Tem cerca de 250 mil membros em 198 templos (divisões) nos Estados Unidos, Canadá, Alemanha, México, Filipinas, Porto Rico, República do Panamá, Bolívia e Brasil.

Também apoia os Shriners Hospitals for Children®, um sistema de saúde com 22 hospitais pediátricos dedicados a fornecer cuidados médicos, pesquisa de excelência mundial e oportunidades educacionais para os profissionais médicos do mundo inteiro. Atende cerca de 120 mil crianças por ano, de todo mundo, independentemente da capacidade da família em pagar o tratamento.