YD Comunicação - 12/05/2023
Lives, apresentações de teatro e simpósios estão entre as atividades previstas para todo o mês
Junho está chegando e, com ele, a maior ação de conscientização sobre queimaduras do país: a campanha Junho Laranja, promovida pela Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ), e que este ano traz como tema central os acidentes com eletricidade. Para esta edição, o objetivo é ampliar a conscientização, apontando políticas necessárias para melhoria e oferta de atenção que este trauma requer, sendo 6 de junho o Dia D - Dia Nacional de Luta contra Queimaduras (Lei nº 12.026, de 9 de setembro de 2009).
Com o slogan "Não se choque, eletricidade queima", a campanha tem por base os dados divulgados pelo Boletim Epidemiológico n° 47, de dezembro de 2022, do Ministério da Saúde, que fizeram o alerta para a necessidade premente de medidas incisivas que diminuam as taxas de acidentes elétricos.
No período de 2015 a 2020 ocorreram 19.772 óbitos por queimaduras no Brasil e a eletricidade, único agente etiológico, foi responsável por 9.117 óbitos, correspondendo a 46,1% do total. Ainda, alerta-se para o potencial de causar a morte imediata, correspondendo a 70%; além da capacidade de levar a sequelas importantes, incluindo grandes amputações. A faixa etária mais acometida (20 a 59 anos) está relacionada à atividade produtiva ou laboral, tendo a construção civil informal importante papel.
"O tema é de grande importância, alcança todos os setores da sociedade, onde a população convive com uso de eletricidade irregular, carregadores de celular deixados conectados em tomadas, setores comercial e industrial com riscos em ambiente de trabalho, uso de fios não adequados, gerando risco de incêndio", frisa a vice-presidente da SBQ, Kelly Danielle de Araujo. Ela diz, ainda, que soma-se a isso o hábito do brasileiro de fazer seus próprios reparos e ligações elétricas, nem sempre considerando as medidas de segurança.
Dessa forma, a campanha do Junho Laranja abordará a prevenção de queimaduras elétricas como tema principal, passando pelos demais fatores etiológicos, com foco na educação da população. Será feito em formato híbrido, com lives, envio de e-mail marketing, produção de matérias jornalísticas, bem como a criação e o compartilhamento de materiais, vídeos e peças gráficas para as redes sociais, contendo os meios de prevenção, riscos, cuidados e onde procurar ajuda.
Tanto a SBQ Nacional quanto as regionais estão planejando diversas ações para todo o mês, online e presencial: teatros, iluminação de monumentos na cor laranja, atividades de orientação junto à comunidade e diversas palestras e capacitações nos centro de tratamento de queimados para profissionais da saúde e pacientes.
APOIO - Para este ano, o Junho Laranja conta com a parceria da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), reconhecida nacional e internacionalmente por conhecer o problema e saber da importância da prevenção e conscientização da população brasileira no sentido de evitá-lo.
"Nós vamos trabalhar focando na proteção contra queimaduras de origem elétrica, que hoje correspondem a quase 50% de óbitos por queimaduras. Estamos buscando outros apoios para termos mais parceiros na divulgação sobre os riscos da eletricidade", destaca o diretor-executivo da Abracopel, o engenheiro Edson Martinho.
Além da parceria, a campanha contará com patrocinadores: EFE, Molnlyche e Convatec, que também estarão junto à SBQ no Congresso Brasileiro de Queimaduras, que ocorrerá em setembro.
Para acompanhar toda a programação, que tem sido atualizada frequentemente, e divulgar o material da campanha, basta entrar no nosso site: https://www.sbqueimaduras.org.br/junho-laranja.