Junho está logo ali. Campanha de prevenção de queimaduras tem programação confirmada

YD Comunicação - 12/05/2023

Lives, apresentações de teatro e simpósios estão entre as atividades previstas para todo o mês

Junho está chegando e, com ele, a maior ação de conscientização sobre queimaduras do país: a campanha Junho Laranja, promovida pela Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ), e que este ano traz como tema central os acidentes com eletricidade. Para esta edição, o objetivo é ampliar a conscientização, apontando políticas necessárias para melhoria e oferta de atenção que este trauma requer, sendo 6 de junho o Dia D - Dia Nacional de Luta contra Queimaduras (Lei nº 12.026, de 9 de setembro de 2009).

Com o slogan "Não se choque, eletricidade queima", a campanha tem por base os dados divulgados pelo Boletim Epidemiológico n° 47, de dezembro de 2022, do Ministério da Saúde, que fizeram o alerta para a necessidade premente de medidas incisivas que diminuam as taxas de acidentes elétricos.

No período de 2015 a 2020 ocorreram 19.772 óbitos por queimaduras no Brasil e a eletricidade, único agente etiológico, foi responsável por 9.117 óbitos, correspondendo a 46,1% do total. Ainda, alerta-se para o potencial de causar a morte imediata, correspondendo a 70%; além da capacidade de levar a sequelas importantes, incluindo grandes amputações. A faixa etária mais acometida (20 a 59 anos) está relacionada à atividade produtiva ou laboral, tendo a construção civil informal importante papel.

"O tema é de grande importância, alcança todos os setores da sociedade, onde a população convive com uso de eletricidade irregular,  carregadores de celular deixados conectados em tomadas, setores comercial e industrial com riscos em ambiente de trabalho, uso de fios não adequados, gerando risco de incêndio", frisa a vice-presidente da SBQ, Kelly Danielle de Araujo. Ela diz, ainda, que soma-se a isso o hábito do brasileiro de fazer seus próprios reparos e ligações elétricas, nem sempre considerando as medidas de segurança.

Dessa forma, a campanha do Junho Laranja abordará a prevenção de queimaduras elétricas como tema principal, passando pelos demais fatores etiológicos, com foco na educação da população. Será feito em formato híbrido, com lives, envio de e-mail marketing, produção de matérias jornalísticas, bem como a criação e o compartilhamento de materiais, vídeos e peças gráficas para as redes sociais, contendo os meios de prevenção, riscos, cuidados e onde procurar ajuda.

Tanto a SBQ Nacional quanto as regionais estão planejando diversas ações para todo o mês, online e presencial: teatros, iluminação de monumentos na cor laranja, atividades de orientação junto à comunidade e diversas palestras e capacitações nos centro de tratamento de queimados para profissionais da saúde e pacientes.

APOIO - Para este ano, o Junho Laranja conta com a parceria da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), reconhecida nacional e internacionalmente por conhecer o problema e saber da importância da prevenção e conscientização da população brasileira no sentido de evitá-lo.

"Nós vamos trabalhar focando na proteção contra queimaduras de origem elétrica, que hoje correspondem a quase 50% de óbitos por queimaduras. Estamos buscando outros apoios para termos mais parceiros na divulgação sobre os riscos da eletricidade", destaca o diretor-executivo da Abracopel, o engenheiro Edson Martinho.

Além da parceria, a campanha contará com patrocinadores: EFE, Molnlyche e Convatec, que também estarão junto à SBQ no Congresso Brasileiro de Queimaduras, que ocorrerá em setembro.

Para acompanhar toda a programação, que tem sido atualizada frequentemente, e divulgar o material da campanha, basta entrar no nosso site: https://www.sbqueimaduras.org.br/junho-laranja.

Outras Notícias

Eu Venci: Denize Lacerda teve 30% do corpo queimado com a explosão de uma panela automática de brigadeiro

Site do XV Congresso Brasileiro de Queimaduras está no ar!

Vítimas de queimaduras em tragédias lutam por medidas de prevenção de acidentes

SIG Queimaduras traz a experiência do médico Marcos Barreto sobre condução de um CTQ

Conitec abre consulta pública para incorporar transplante de membrana amniótica no SUS

Até 2 de abril, qualquer pessoa pode contribuir com sugestão, crítica ou opinião

SIG retoma atividades do ano com palestra sobre Saúde Digital e Queimaduras

Fala, presidente! O fisioterapeuta Luis Guilherme Araujo fala dos desafios no Rio de Janeiro

Novo fascículo da RBQ está no ar e a edição 4/2024 já está em fase de finalização

SBQ MA promove jantar científico para discutir ações de atendimento às vítimas de queimaduras no estado

Carnaval sem queimaduras solares! Dicas para os foliões aproveitarem a festa sem desconforto!

Eu venci: Paulinho Lima não tem superpoderes, mas lutou pela vida como se tivesse...

Criação da Coordenação de Ligas Acadêmicas completa um ano com 26 ligas cadastradas

Fala, presidente!

Primeiro semestre tem congressos, jornadas e o retorno do SIG Queimaduras

Violência contra a mulher será tema da campanha Junho Laranja 2025

Anuidade em dia fortalece atuação da SBQ: saiba como quitar débitos

Educação em saúde pode ajudar a reduzir número de acidentes com crianças e adolescentes

Fala, presidente! A médica Kelly Daniele de Araújo foi eleita presidente da SBQ Nacional e reabre editoria para apresentar os gestores da SBQ

Ângela Maria, uma história de dor, amor e superação

Pele de tilápia liofilizada deverá ser comercializada em breve após 10 anos de pesquisa

Universidade Federal do Ceará abriu chamada pública para empresas interessadas em obter o produto