Junho está logo ali. Campanha de prevenção de queimaduras tem programação confirmada

YD Comunicação - 12/05/2023

Lives, apresentações de teatro e simpósios estão entre as atividades previstas para todo o mês

Junho está chegando e, com ele, a maior ação de conscientização sobre queimaduras do país: a campanha Junho Laranja, promovida pela Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ), e que este ano traz como tema central os acidentes com eletricidade. Para esta edição, o objetivo é ampliar a conscientização, apontando políticas necessárias para melhoria e oferta de atenção que este trauma requer, sendo 6 de junho o Dia D - Dia Nacional de Luta contra Queimaduras (Lei nº 12.026, de 9 de setembro de 2009).

Com o slogan "Não se choque, eletricidade queima", a campanha tem por base os dados divulgados pelo Boletim Epidemiológico n° 47, de dezembro de 2022, do Ministério da Saúde, que fizeram o alerta para a necessidade premente de medidas incisivas que diminuam as taxas de acidentes elétricos.

No período de 2015 a 2020 ocorreram 19.772 óbitos por queimaduras no Brasil e a eletricidade, único agente etiológico, foi responsável por 9.117 óbitos, correspondendo a 46,1% do total. Ainda, alerta-se para o potencial de causar a morte imediata, correspondendo a 70%; além da capacidade de levar a sequelas importantes, incluindo grandes amputações. A faixa etária mais acometida (20 a 59 anos) está relacionada à atividade produtiva ou laboral, tendo a construção civil informal importante papel.

"O tema é de grande importância, alcança todos os setores da sociedade, onde a população convive com uso de eletricidade irregular,  carregadores de celular deixados conectados em tomadas, setores comercial e industrial com riscos em ambiente de trabalho, uso de fios não adequados, gerando risco de incêndio", frisa a vice-presidente da SBQ, Kelly Danielle de Araujo. Ela diz, ainda, que soma-se a isso o hábito do brasileiro de fazer seus próprios reparos e ligações elétricas, nem sempre considerando as medidas de segurança.

Dessa forma, a campanha do Junho Laranja abordará a prevenção de queimaduras elétricas como tema principal, passando pelos demais fatores etiológicos, com foco na educação da população. Será feito em formato híbrido, com lives, envio de e-mail marketing, produção de matérias jornalísticas, bem como a criação e o compartilhamento de materiais, vídeos e peças gráficas para as redes sociais, contendo os meios de prevenção, riscos, cuidados e onde procurar ajuda.

Tanto a SBQ Nacional quanto as regionais estão planejando diversas ações para todo o mês, online e presencial: teatros, iluminação de monumentos na cor laranja, atividades de orientação junto à comunidade e diversas palestras e capacitações nos centro de tratamento de queimados para profissionais da saúde e pacientes.

APOIO - Para este ano, o Junho Laranja conta com a parceria da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), reconhecida nacional e internacionalmente por conhecer o problema e saber da importância da prevenção e conscientização da população brasileira no sentido de evitá-lo.

"Nós vamos trabalhar focando na proteção contra queimaduras de origem elétrica, que hoje correspondem a quase 50% de óbitos por queimaduras. Estamos buscando outros apoios para termos mais parceiros na divulgação sobre os riscos da eletricidade", destaca o diretor-executivo da Abracopel, o engenheiro Edson Martinho.

Além da parceria, a campanha contará com patrocinadores: EFE, Molnlyche e Convatec, que também estarão junto à SBQ no Congresso Brasileiro de Queimaduras, que ocorrerá em setembro.

Para acompanhar toda a programação, que tem sido atualizada frequentemente, e divulgar o material da campanha, basta entrar no nosso site: https://www.sbqueimaduras.org.br/junho-laranja.

Outras Notícias

Nota de Pesar- Gisele Gonçalves de Souza

Senado aprova PL que garante tratamento integral de vítimas de queimaduras no SUS

Especial ex-presidentes: José Adorno vivenciou o desafio da presidência durante a pandemia de Covid-19

Assembleia promove eleição e escolhe representantes da SBQ em duas regiões do país: São Paulo e Paraná

Evento Científico: "Campanha Junho Laranja: Violência Contra a Mulher por Queimaduras”

Especial ex-presidentes: Luiz Philipe Molina Vana busca engajar profissionais para atuar com queimaduras

Programação do XV CBQ conta com talk shows, rodas de conversas e conferências

Especial ex-presidentes: Leonardo Rodrigues da Cunha assumiu no biênio 2015/2016

Brincadeira de criança levou Andrea Rolim a ficar seis meses internada em razão de queimaduras

Especial ex-presidente: Maria Cristina Serra foi a primeira mulher no cargo

Representantes da SBQ participam de Congresso Cirurgia do Ano em Minas Gerais

Especial ex-presidentes: Flávio Nadruz esteve à frente da SBQ por duas gestões e segue fazendo parte da diretoria

Pesquisa quer entender o ensino de queimaduras nos cursos de enfermagem e medicina no Brasil

Especial ex-presidentes: Edmar Maciel foi um dos fundadores e presidiu a entidade por quase 6 anos

SBQ publica Edital de Convocação para Assembleia Geral a ser realizada em maio

CNNAQ em Brasília: não perca a chance de participar do curso sobre normatização de atendimento ao queimado

Junho Laranja: Participe ativamente desta campanha!

Fala, Presidente! com Adriana Barón Pinilla, da SBQ MT

Dia do Infectologista

Especial ex-presidentes: Na gestão de Marcelo Borges, foi instituído o Dia Nacional de Luta contra Queimaduras