Junho está logo ali. Campanha de prevenção de queimaduras tem programação confirmada

YD Comunicação - 12/05/2023

Lives, apresentações de teatro e simpósios estão entre as atividades previstas para todo o mês

Junho está chegando e, com ele, a maior ação de conscientização sobre queimaduras do país: a campanha Junho Laranja, promovida pela Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ), e que este ano traz como tema central os acidentes com eletricidade. Para esta edição, o objetivo é ampliar a conscientização, apontando políticas necessárias para melhoria e oferta de atenção que este trauma requer, sendo 6 de junho o Dia D - Dia Nacional de Luta contra Queimaduras (Lei nº 12.026, de 9 de setembro de 2009).

Com o slogan "Não se choque, eletricidade queima", a campanha tem por base os dados divulgados pelo Boletim Epidemiológico n° 47, de dezembro de 2022, do Ministério da Saúde, que fizeram o alerta para a necessidade premente de medidas incisivas que diminuam as taxas de acidentes elétricos.

No período de 2015 a 2020 ocorreram 19.772 óbitos por queimaduras no Brasil e a eletricidade, único agente etiológico, foi responsável por 9.117 óbitos, correspondendo a 46,1% do total. Ainda, alerta-se para o potencial de causar a morte imediata, correspondendo a 70%; além da capacidade de levar a sequelas importantes, incluindo grandes amputações. A faixa etária mais acometida (20 a 59 anos) está relacionada à atividade produtiva ou laboral, tendo a construção civil informal importante papel.

"O tema é de grande importância, alcança todos os setores da sociedade, onde a população convive com uso de eletricidade irregular,  carregadores de celular deixados conectados em tomadas, setores comercial e industrial com riscos em ambiente de trabalho, uso de fios não adequados, gerando risco de incêndio", frisa a vice-presidente da SBQ, Kelly Danielle de Araujo. Ela diz, ainda, que soma-se a isso o hábito do brasileiro de fazer seus próprios reparos e ligações elétricas, nem sempre considerando as medidas de segurança.

Dessa forma, a campanha do Junho Laranja abordará a prevenção de queimaduras elétricas como tema principal, passando pelos demais fatores etiológicos, com foco na educação da população. Será feito em formato híbrido, com lives, envio de e-mail marketing, produção de matérias jornalísticas, bem como a criação e o compartilhamento de materiais, vídeos e peças gráficas para as redes sociais, contendo os meios de prevenção, riscos, cuidados e onde procurar ajuda.

Tanto a SBQ Nacional quanto as regionais estão planejando diversas ações para todo o mês, online e presencial: teatros, iluminação de monumentos na cor laranja, atividades de orientação junto à comunidade e diversas palestras e capacitações nos centro de tratamento de queimados para profissionais da saúde e pacientes.

APOIO - Para este ano, o Junho Laranja conta com a parceria da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), reconhecida nacional e internacionalmente por conhecer o problema e saber da importância da prevenção e conscientização da população brasileira no sentido de evitá-lo.

"Nós vamos trabalhar focando na proteção contra queimaduras de origem elétrica, que hoje correspondem a quase 50% de óbitos por queimaduras. Estamos buscando outros apoios para termos mais parceiros na divulgação sobre os riscos da eletricidade", destaca o diretor-executivo da Abracopel, o engenheiro Edson Martinho.

Além da parceria, a campanha contará com patrocinadores: EFE, Molnlyche e Convatec, que também estarão junto à SBQ no Congresso Brasileiro de Queimaduras, que ocorrerá em setembro.

Para acompanhar toda a programação, que tem sido atualizada frequentemente, e divulgar o material da campanha, basta entrar no nosso site: https://www.sbqueimaduras.org.br/junho-laranja.

Outras Notícias

Bancos de tecido começam a realizar as captações, processamentos e envio de membrana amniótica após incorporação ao SUS

“Ser grato por continuar vivo colocou em meu coração um propósito de seguir em frente fazendo das cicatrizes uma oportunidade de testemunhar a vida”

Incêndio na COP30 pode ter causa de origem elétrica e reforça alerta já feito anos atrás pela SBQ e Abracopel

Fala, presidente: Rogério Noronha está a frente da SBQ Minas Gerais

Inscrições abertas para o XVI Congresso Brasileiros de Queimaduras 2026

Prazo para pagamento de anuidade 2025 da Sociedade Brasileira de Queimaduras termina em 30 de novembro

Brasil ganha primeiro Laboratório da Pele de Tilápia, instalado na Universidade Federal do Ceará

Rechaud: é preciso regulamentação e campanhas preventivas

Maria Leonor Paiva, segunda vez presidente da SBQ RN

Nova edição da Revista Brasileira de Queimaduras já pode ser acessada

Luana Gaspar foi vítima de um fio desencapado que quase lhe custou a vida

ISBI abre chamada para programa de avaliação de centros de queimados

CampSamba 2025 reuniu 15 crianças vítimas de queimaduras em Pernambuco

Queimaduras entre crianças: um risco subestimado e frequente

SBQ e Cofen conversam sobre Linha de Cuidados em Queimaduras

No Dia da Secretária, SBQ reconhece a importância da atuação de Loraine Derewlany, secretária executiva da entidade

Membrana amniótica já compõe Política Nacional de Doação e Transplantes criada pelo Ministério da Saúde nesta sexta-feira (26)

SBQ participa de Movimento pela Curricularização dos Conteúdos sobre Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos

Fernanda Gazola: “a vida de um sobrevivente de queimaduras é recomeçar todos os dias”

Painel sobre uso da membrana amniótica em pacientes queimados rende elogios