Comitê de fisioterapia da SBQ realiza live

YD Comunicação - 26/11/2020

Encontro contou com a experiência profissional de três fisioterapeutas que falaram sobre o atendimento a pacientes queimados

A live realizada na noite desta quarta-feira (25), no instagram da Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ), foi marcada pelo encontro entre os fisioterapeutas e integrantes do Comitê de Fisioterapia da SBQ, Juliano Tibola, Denise Rabelo e Helena Caetano. Eles falaram sobre as perspectivas atuais e futuras do fisioterapeuta no tratamento das queimaduras. 

No primeiro momento, Juliano Tibola e Helena Caetano debateram a importância do fisioterapeuta na sala de emergência dos hospitais. Ela ressaltou que a recomendação de que as Unidades de Tratamento de Queimados (UTQs) tenham o profissional pelo menos 24 horas ainda não é uma realidade no Brasil.  Somente os hospitais dos grandes centros, onde se tem residência, tem essa realidade. “É trabalho de formiguinha deixar o fisioterapeuta na sala de emergência 24h, mas está acontecendo. Apesar de estar longe da quantidade ideal”, afirma.

Sobre o atendimento na emergência, Helena destacou que na chegada do paciente, a preocupação do fisioterapeuta é estar atento às vias aéreas ou trauma térmico direto de vias aéreas superiores e ao posicionamento do paciente, que deve estar com os membros elevados. Ela ressaltou que uma equipe treinada é fundamental para que o paciente tenha uma chance de um prognóstico futuro.

Helena falou, ainda, sobre como lidar com o paciente queimado no hospital e as barreiras para tirá-lo do leito e mobilizar, como a dor, os acessos invasivos, troca até duas vezes por dia, uso de infusão do medicamento. “Quanto mais tempo restrito ao leito, piores as sequelas e maior vai ser a mortalidade. No universo das queimaduras cada paciente é único”, destaca.

Perguntada sobre a dor do paciente queimado, Helena explicou a diferença da analgesia e da sedação e destacou que o paciente precisa ser reavaliado dia após dia, porque cada um responde a dor de um jeito. “Traçar uma estratégia para que ele não sinta dor, mas também não fique chumbado. Para que a gente consiga progredir todo dia sem dar passos para trás”, destacou.

No segundo momento, Juliano e Denise falaram sobre o tratamento de queimados na enfermaria. Segundo ela, nesse momento, o fisioterapeuta pensa em função e avalia alguns aspectos que possam mostrar o risco de algumas contraturas. Como menos fatores atrapalham, diferente da UTI, é possível pensar melhor em uma mobilização precoce, medida que ajuda a evitar uma série de complicações e deformidade em algumas articulações.

Denise também falou sobre pacientes com enxertos e quando há ou não a necessidade de fazer o procedimento. Falou, ainda, sobre o repouso após o procedimento e destacou os membros que demandam mais atenção após a cirurgia. “Em dez anos, a conduta mudou bastante. O protocolo tem evoluído muito, com base, inclusive, nessa experiência multiprofissional”.

Durante a live, os profissionais responderam perguntas e deram dicas para fisioterapeutas se aperfeiçoarem no tratamento de pacientes queimados. Tibola lembrou das pequenas lesões de queimaduras, que também merecem atenção. Ele falou sobre alguns tratamentos e lembrou que a fotobiomodulação é o que há de mais moderno e tem apresentado melhores resultados no tratamento.

Projetos – Juliano Tibola, Helena Caetano e Denise Rabelo falaram sobre a importância do projeto Trilha do Conhecimento da SBQ. Eles são autores do artigo intitulado Reabilitação multiprofissional em grande queimado. O material trata a reabilitação do queimado desde a admissão na emergência até o momento que sai do hospital e vai para o tratamento ambulatorial. “Cada um trabalhando na sua área de maior experiência. O resultado da construção conjunta ficou muito enriquecedor”, destacou Helena. 

Os profissionais falaram sobre a Revista Brasileira de Queimaduras (RBQ) e convidaram os fisioterapeutas a enviar artigos para a revista. Denise deixou um canal aberto para os colegas fisioterapeutas enviarem sugestões e demandas para o Comitê.

Juliano contou que vem novidade para 2021. Será um curso de capacitação para fisioterapeutas. “Vai ser bem bacana e vai movimentar quem quer estudar mais um pouquinho”, afirmou.   

Para quem não conseguiu assistir ou quer rever a live, a gravação está disponível no IGTV do instagram da SBQ. 

Outras Notícias

Inscrições abertas para o III Meeting de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Crefito-10

Maquiagem terapêutica será tema do SIG Queimaduras desta quarta-feira (17)

No Dia do Infectologista, SBQ fala da atuação deste profissional nos CTQs

Minas Gerais acaba de credenciar mais dois CTQs de alta complexidade

Porto Velho recebe CNNAQ, curso promovido pela SBQ

SBQ recebe homenagem em evento da Abracopel

Representante da SBQ participa de evento de queimaduras da Asia Pacific Burn Association

SIG Queimaduras desta quarta-feira (3) fala sobre desafios da motricidade orofacial na fase aguda

SBQ é signatária em campanha vinculada ao Pacto Nacional pela Primeira Infância, promovida pelo CNJ

EU VENCI – A positividade de Adrielle Macedo move o mundo em sua volta

Após votação em assembleia, Estatuto da SBQ terá duas alterações

SIG Queimaduras desta quarta-feira (27) abre discussão para a importância do atendimento pré-hospitalar

Ideação suicida e queimadura é tema do SIG Queimaduras desta quarta-feira (20)

Acidentes domésticos será tema da campanha Junho Laranja 2024

SBQ isenta pagamento de anuidade do período da pandemia

SBQ conta com 11 mulheres em posições de liderança

Parceria entre SBQ e Abracopel rende bons frutos no caminho da prevenção

EU VENCI – Da dor, Fernanda Nogueira tira forças para promover a prevenção

Comitês apoiam SBQ na construção do processo de atendimento integral à saúde de pacientes queimados

SBQ abre cadastramento para ligas acadêmicas das áreas de saúde