- 19/12/2024
A Sociedade Brasileira de Queimaduras chega ao final de 2024 com a sensação de dever cumprido e uma enorme gratidão a todos que ajudaram a fazer deste um ano cheio de conquistas e realizações.
Foram firmadas importantes parcerias, nossos representantes estiveram nos principais eventos de queimaduras no Brasil e em outros país. Não podemos esquecer da realização do XIV Congresso Brasileiro de Queimaduras e da campanha anual Junho Laranja, que ajudam a disseminar conhecimento e prevenção.
Confira os principais acontecimentos do ano divido por temática e celebre com a gente este ano intenso.
Eventos e campanhas
Nossa maior campanha de prevenção, o Junho Laranja, contou com adesão em massa. Com o tema “Queimaduras? Na minha casa, não!", alcançamos 303 mil pessoas por meio das nossas redes sociais, contando com o engajamento de quase três mil delas. Iluminamos monumentos na cor laranja, como o estádio Arena MRV e o Palácio do Planalto.
Três meses depois, foi a vez de outro grande evento movimentar o assunto queimaduras: o XIV CBQ, nosso congresso que agora é anual e ocorreu em Belo Horizonte (MG). Foram dois dias de muito conhecimento em 13 rodas de conversa, oito mesas redondas, quatro talk shows e 15 conferências.
O Curso Nacional de Norrmatização do Atendimento ao Queimado (CNNAQ), oferecido pela SBQ com a finalidade de ampliar o conhecimento e normas aos especialistas, médicos e equipe multidisciplinar que atendem pacientes com queimaduras, mas que não trabalham com esses pacientes normalmente, passou por Divinópolis (MG), Maricá (RJ), Porto Velho (RO) e Brasília (DF).
Ao longo do ano também foram realzados 26 encontros online pelo SIG Queimaduras, abordando uma infinidade de temas, como protocolo de sepses, ideação suicida e pesquisas em queimaduras.
Mudanças internas
Muitas coisas aconteceram para melhorar a SBQ. Em fevereiro, foi criada a Coordenação de Ligas Acadêmias com o objetivo de aproximar os estudantes da Sociedade, os estimulando a atuar na área e a conhecer mais deste universo. Um total de 26 ligas se filiaram.
Em março, foram aprovadas em assembleia duas alterações no Estatuto da SBQ. Uma delas é a possibilidade de profissionais de saúde não médicos, com formação superior e atuação com queimaduras, possam se candidatar aos cargos da presidência, vice-presidência e secretário. A outra é a criação de um novo cargo, o de coordenador de ligas acadêmicas.
Em maio, foi lançado pelo Comitê de Fisioterapia da SBQ o Protocolo para atendimento inicial do paciente queimado na UTI - Assistência Ventilatória – Atuação da equipe de fisioterapia, construído por profissionais de fisioterapia de todo o Brasil, após várias reuniões.
E no segundo semestre, a SBQ lançou junto aos centros de tratamento de queimaduras uma pesquisa para saber a real situação dessas unidades, o que ajudará na formulação de políticas públicas.
Todo esse trabalho tem atraído novos profissionais que se associam à SBQ. Em 2024, chegamos a um total de 42 novos sócios.
Para finalizar o ano, foi realizada uma assembleia geral quando foi eleita a nova diretoria, empossada em dezembro.
Participações e parcerias
Em razão de sua relevância, a SBQ marcou presença em eventos nacionais e internacionais e fechou parcerias importantes, além de conseguir colocar em pauta muitos assuntos junto ao Ministério da Saúde, como o serviço de atenção domiciliar para vítimas de queimaduras e a estrututração dos eixos estratégicos da linha de cuidados das queimaduras.
Entre as parcerias firmadas, uma delas envolve SBQ, Fepecs e Abracopel para atualizar dados sobre queimaduras com frequência. Outro encontro frutífero foi com os Escoteiros do Brasil, iniciada no Junho Laranja e que vai levar ações de prevenção para escoteiros de todo o país ao longo dos anos.
A Fundação Ecarta é outro importante parceiro, com quem a SBQ vem dividindo a luta pela liberação da membrana amniótica para tratamento de queimaduras.
E para melhorar o atendimento às vítimas de queimaduras, a SBQ se uniu ao Colégio Brasileiro de Cirurgiões, para discutir a ampliação para o cirurgião geral da possibilidade de uma especialização que, atualmente, só existe para o cirurgião plástico.
Publicações
Em 2024, conseguiu-se um feito que há tempos não se alcançava: a publicação de três fascículos e um suplemento previstos para a Revista Brasileira de Queimaduras.
Também iniciamos neste ano uma editoria para trazer esperança aos sobreviventes de queimaduras. A coluna Eu Venci contou 12 histórias emocionantes de quem passou pelo fogo e consegue levar a vida com leveza, mesmo diante de todas as dificuldades impostas.
Homenagens
O então presidente da SBQ, Marcus Barroso, recebeu duas justas homenagens ao longo do ano: uma durante a XVIII Jornada Baiana de Cirurgia Plástica, realizada nos dias 12 e 13 de julho, no Centro de Convenções de Salvador. O reconhecimento veio em razão dos anos de atuação dele como cirurgião plástico, pelo perfil de liderança e pelos cuidados com os queimados, por manter um serviço de primeira linha.
A outra foi durante o lançamento do Anuário estatístico de acidentes de origem elétrica, da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel).
Esperamos que em 2025 possamos seguir levando informação à população e conhecimento aos profissionais de saúde, bem como lutando por melhorias
nas políticas públicas para atendimento a vítimas de queimaduras. E que continuemos a contar com a parceria de quem nos segue, os apoia e nos admira.