YD Comunicação - 05/09/2023
Parceira da SBQ desde 2020, a plataforma é uma aliada na troca de conhecimento no tratamento de queimaduras
O SIG Queimaduras, a plataforma que reúne profissionais do Brasil inteiro, completa cinco anos de existência, nesta terça-feira (5). Idealizado por profissionais do Centro Tratamento de Queimaduras da Irmandade de Misericórdia de Campinas, ainda em 2018, o encontro na plataforma era mensal.
”A rede universitária de telemedicina, com toda sua abrangência, não tinha um grupo específico de queimaduras. Nós tivemos essa iniciativa e oficiamos ao presidente e professor Messina a vontade da construção desse SIG. Começamos com seis serviços e não era web conferência, era teleconferência, que era muito mais complexo”, explica o diretor científico da SBQ e coordenador do Centro de Tratamento de Queimaduras da Irmandade de Misericórdia de Campinas, Flávio Nadruz.
Em 2020, na pandemia da covid-19, foi firmada a parceria com a Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ). Com o distanciamento social, foi uma importante ferramenta para a troca de experiências entre os profissionais dos CTQs. A primeira aula falou sobre a queimadura e a covid-19.
"Passamos para duas reuniões mensais, uma para a equipe multi e a segunda para os assuntos médicos. Agora, temos uma reunião todo mês que tratam dos assuntos organizacionais", conta o diretor científico da SBQ e coordenador do Centro de Tratamento de Queimaduras da Irmandade de Misericórdia de Campinas, conta Flávio Nadruz.
Atualmente, três vezes por mês, sempre às 12h de quartas-feiras, tem uma aula sobre um assunto relevante para profissionais da equipe multiprofissional que tratam do paciente queimado.
No ano passado, em 2022, o SIG começou a fazer cursos profissionais. O último, de enfermagem, teve mais de 1.800 inscritos, um recorde. "Tivemos uma audiência, tanto no YouTube quanto dentro da sala de conferência da rede universidade telemedicina, bastante grande".
Todas aulas ministradas do SIG Queimaduras estão no acervo da Biblioteca Virtual da SBQ. O material está disponível para os sócios.