- 09/05/2023
Raquel Pan, a 2ª secretária da SBQ, foi a representante da América Latina da ISBI
A enfermeira Raquel Pan, a 2ª secretária da Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ), esteve no Chile, como representante da América Latina da International Society for Burn Injury (Isbi), para visitar os serviços oferecidos para o tratamento de pacientes queimados daquele país. A enfermeira integrou a equipe que foi em busca de troca de experiências.
“A proposta da visita ao Chile foi para fortalecer as relações entre os dois países e a atuação da ISBI na América Latina e, com isso, proporcionar a melhora do cuidado de queimaduras”, destacou Raquel Pan. Segundo a representante da SBQ, o objetivo, também, foi a valorização da equipe multiprofissional e o incentivo às publicações na área para que o mundo veja o que fazem na América Latina. “Prestamos um cuidado de excelência, que muitas vezes outros países não sabem. Retorno ao Brasil muito contente com as relações estabelecidas e as propostas de trabalhos futuros”, ressaltou.
Foram seis visitas a unidades de queimados de Santiago (Hospital de Niños Exequiel Gonzalez, Hospital Clínico Mutual de Seguridad, Clinica Indisa, Hospital de Asistencia Pública, Hospital del Trabajador e Hospital Roberto del Río), organizadas pelo enfermeiro Carlos Segovia, presidente da Sociedade Chilena de Queimaduras (Sochiquem), e uma visita ao Coaniquem, que é um centro de tratamento e reabilitação de crianças queimadas, organizada pelo doutor Orlando Flores.