SBQ promove Simpósio Multiprofissional de Queimaduras: Fonoaudiologia, Fisioterapia e Psicologia

YD Comunicação - 27/06/2022

Evento será online, gratuito e começa nesta segunda-feira (27)

A partir desta segunda-feira (27) até a próxima quarta-feira (29), a Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ) promove o Simpósio Multiprofissional de Queimaduras: Fonoaudiologia, Fisioterapia e Psicologia. O encontro será aberto a profissionais e alunos da área da Saúde, é online e a participação é gratuita, dentro do programa SIG Queimaduras. 

“O SIG nasceu com uma reunião por mês e, durante a pandemia, firmamos uma parceria com a SBQ, nascendo o SIG Queimaduras para tratar de assuntos macro. Ano passado promovemos um curso sobre bancos de pele e, agora, em função do Junho Laranja, resolvemos fazer o simpósio com as três especialidades que participam do programa multiprofissional”, comenta o coordenador do SIG, o médico Flávio Nadruz.


Nesta segunda-feira (27), a partir das 19h, três profissionais de fonoaudiologia abordarão os seguintes temas: Os desafios fonoaudiológicos na fase aguda da queimadura (Maria José Barrem), Fonoaudiologia nas lesões inalatórias (Camila Alexandra Vilaça Ramos) e Avaliação, terapia e tecnologia disponíveis para reabilitação fonoaudiológica (Dicarla Motta Magnani). 

“A proposta é apresentar um panorama geral sobre a intervenção fonoaudiológica da fase aguda até a reabilitação. Infelizmente, esse tema é pouco abordado durante a graduação, então simpósios como este são importantes para conhecimento e divulgação”, desta a fonoaudióloga Maria José Barrem.

Para ela, um simpósio como este durante a campanha do Junho Laranja é a oportunidade de mostrar que o atendimento ao paciente queimado requer profissionais especializados, tendo em vista as especificidades que essas lesões podem causar.

Na terça-feira (28), será a vez da fisioterapia. Nas falas de Roberta Moretti Marçal, Juliano Tibola e Nádia Virgínia Victor Pereira, serão abordados a “Fisioterapia respiratória no paciente queimado”, a “fisioterapia ambulatorial no pós- alta hospitalar” e a “abordagem fisioterapêutica em pacientes vítimas de queimaduras durante a hospitalização”.

Segundo Roberta Moretti, essa será uma oportunidade de mostrar a importância da atuação da equipe multidisciplinar nas unidades de atendimento aos queimados.  “Vamos falar da atuação da fisioterapia respiratória no paciente desde sua chegada à sala de urgência até a alta hospitalar e, também, em seus retornos ambulatoriais”, complementa.


O último dia de simpósio, na quarta-feira (29), será com profissionais de psicologia. Sandra Almeida abordará a Gestão multiprofissional e suas interfaces. Fernana Carvalho falará sobre “Recursos e dificuldades na reabilitação multiprofissional do paciente queimado” e Josélia Quintas sobre “Do trauma à reabilitação do paciente queimado”. 

“Quando cuidamos do paciente com queimaduras, não recortamos tão somente a queimadura, mas toda a sua repercussão física e psico dinâmica no sujeito queimado, sua família, seus laços, trabalho e perspectivas futuras de reinserção. Desta forma, todas as especialidades planejam, discutem e implantam estratégias ao longo da internação e no seu retorno ambulatorial planejado”, destaca Sandra Almeida. 


Para participar do simpósio, que será das 19h às 21h, basta acessar a plataforma MConf antes do início do evento, pelo link. Ao final de cada aula será exibido o link e QR Code para preenchimento do formulário e registro de presença. Os certificados serão emitidos por dia, com carga horária de 2h, aos que estiverem na plataforma e preencherem o formulário.


 


Outras Notícias

Pesquisa intitulada Caracterização da violência contra a mulher por queimaduras do Brasil quer ajuda de profissionais que atuam no atendimento a queimados

Representantes da SBQ participam de Congressos na Unicamp entre os dias 3 e 6 de julho

Junho Laranja termina com grande alcance nacional graças ao apoio de profissionais, vítimas, entidades e governo

Queimadura química é tema da última webconferência da programação Junho Laranja 2025

XV CBQ encerra com muita troca de conhecimento

Atenção durante festas juninas pode evitar acidentes com queimaduras

Subnotificação de casos de queimaduras dificultam análise da verdadeira dimensão do problema

Técnicas de camuflagem cosmética elevam autoestima de vítimas de queimaduras

SBQ divulga resultados dos trabalhos científicos enviados para o XV CBQ 2025

Prédios públicos ganham a cor laranja em alusão ao mês de conscientização quanto à prevenção de queimaduras

Queimaduras levam cerca de 70 mil pessoas ao hospital anualmente no Brasil

Sobrevivente de tentativa de feminícidio, Cristina Lopes hoje atua em prol de queimados e de mulheres

Inscrições abertas para o CNNAQ edição Brasília

Lançamento do Junho Laranja falou sobre tipos de violência e deixou reflexão para o futuro

Começa o mês de prevenção a queimaduras: o Junho Laranja!

Lívia Cristal encontrou na maquiagem uma forma de se empoderar e encorajar outras mulheres

SBQ promove webconferência em 2 de junho para lançar campanha de prevenção a queimaduras de 2025

Fala, presidente: representante do RS, Francisco Tostes destaca as atividades previstas para o Junho Laranja

Especial ex-presidentes: Marcus Barroso é o último entrevistado da série que celebra os 30 anos da SBQ

Junho Laranja terá lives, webconferências, seminários e caminhada