- 14/11/2022
Evento aconteceu entre os dias 10 e 12 de novembro e serviu para debater assuntos importantes sobre queimaduras
A Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ) fechou com chave de ouro a participação no Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva, organizado pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib), durante os dias 10 a 12 de novembro, em Brasília. Além de ministrar o Curso Nacional de Normatização do Atendimento ao Queimado (CNNAQ), a SBQ esteve com stand para se apresentar aos que ainda não a conhecia e membros fizeram conferências e palestras.
O presidente da SBQ, José Adorno, deu uma conferência sobre “Atendimento inicial do paciente queimado grave - seguindo as diretrizes. O que não podemos deixar de fazer”. “Dei uma palestra sobre o mapa geral de queimaduras, explicando em qual direcionamento a SBQ tem caminhado, no sentido de buscar sociedades parceiras, para melhorar os protocolos de tratamento”, explicou. José Adorno ressaltou que as duas sociedades têm a intenção de afinar essa prática e manter as discussões constantes. “Ficamos de avaliar mais para frente a realidade do Brasil, os protocolos e melhorar a qualidade desses atendimentos. Somos duas sociedades que têm uma visão multiprofissional do atendimento”, informa José Adorno.
O tesoureiro da SBQ, Mário Frattini, também participou do evento e fez uma palestra durante uma mesa redonda. Com o tema, “Particularidades no diagnóstico e tratamento de infecção em pacientes queimados graves”, dr. Mário abordou temas importantíssimos para o atendimento de um paciente com queimaduras.