- 07/09/2020
Material ficará disponível na biblioteca virtual da SBQ
Esta semana, a Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ) inicia o projeto Trilha do Conhecimento, que abordará, neste mês de setembro, as Inovações tecnológicas no tratamento do grande queimado – MEEK, com patrocínio da EFE. Amanhã (8), serão publicados os primeiros artigos científicos do projeto, que terá ainda outros materiais, como ebooks e vídeos. Todo o conteúdo ficará disponível na biblioteca virtual do site da SBQ.
Estreiam o projeto os artigos do cirurgião plástico e presidente da SBQ, José Adorno, que tratará sobre a “Prevenção do grande queimado” e do cirurgião plástico e tesoureiro da SBQ, Mário Frattini, abordando o “Tratamento inicial ao paciente grande queimado”.
Segundo José Adorno, a primeira publicação irá tratar sobre a importância da prevenção como primeiro cuidado para evitar as queimaduras, a importância das estratégias de prevenção e o que tem de recursos no Brasil que pode planejar a prevenção contra queimaduras para garantir a diminuição de mortes e de grandes queimados.
“Nós ainda temos uma deficiência muito grande em fazer planejamento dessas ações e terem resultados que realmente modifiquem a prevalência das queimaduras na nossa sociedade”, explica Adorno.
Para o especialista, a abordagem do artigo vai além dos profissionais das equipes multidisciplinares e é de interesse de todos que se preocupam com prevenção, como: instituições parceiras, órgãos governamentais e não-governamentais e para o setor privado.
O outro artigo da semana é de interesse dos profissionais de saúde que fazem ou desejam fazer atendimento inicial do paciente queimado. “Neste artigo, iremos abordar a forma de condução do atendimento inicial de um paciente grande queimado, cujo conteúdo tem como objetivo ser mais um instrumento para a equipe de saúde adquirir conhecimentos para melhorar este atendimento, principalmente para equipes de pronto socorro”, destaca Mário Frattini.
O artigo também fornecerá referências bibliográficas para o leitor que quiser se aprofundar no tema do tratamento de queimaduras. “O atendimento inicial do paciente grande queimado é de grande relevância, pois dependendo de forma que é feito, pode mudar o prognóstico. Quando feito de forma inadequada, piora muito o prognóstico do paciente”, ressalta Frattini.
ACESSO - Qualquer profissional interessado poderá acessar o material na biblioteca virtual da SBQ durante o período da campanha, mediante cadastro prévio. Para sócios, o acesso será irrestrito a qualquer tempo.