YD comunicação - 11/09/2023
A partir de 19 de setembro será possível acessar o e-book com quatro artigos que giram em torno de curativos e prevenção de infecções
O projeto Trilha do Conhecimento, lançado pela Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ) em setembro de 2020, está de volta. O e-book com os quatro artigos será disponibilizado a partir de 19 de setembro após a live em modelo talk show, que será realizada no mesmo dia, a partir das 19h. A atividade é gratuita e, para acessar, basta preencher o formulários neste link.
“A Trilha é importante por trazer aos profissionais material validado pelo comitê científico da SBQ, que já tem vasta experiência não só do ponto de vista científico, mas também da prática clínica dos procedimentos de ponta dentro da temática que ela está sendo abordada”, destaca a coordenadora comercial do projeto, Kalina Marinho, lembrando que o material pode ser baixado e tornar-se referência no dia-a-dia dos profissionais.
Os temas abordados serão: Resistência microbiana abordando infecção no contexto das queimaduras: do diagnóstico à prevenção; Aplicação de curativos em paciente queimado; Critérios para escolha segura dos antimicrobianos tópicos: eficácia, tolerabilidade e resistência microbiana; e Raciocínio clínico na condução tópica das queimaduras.
Nesta quarta edição, o Trilha do Conhecimento conta com a parceria da Essity, empresa líder global em higiene e saúde, que busca iniciativas globais e locais para aumentar a conscientização e os padrões de higiene e saúde. Ao recolher conhecimentos, partilhar experiências e cooperar com outras organizações, a Essity fornece conhecimento e promove uma discussão pública sobre diversos temas neste sentido.
“A trilha do conhecimento em manejo de queimaduras discute as opções seguras e eficazes de gerenciamento de infeção no contexto das queimaduras, avaliação de riscos, com linguagem acessível e atual. Oportunizar qualificação e educação continuada aos profissionais que assistem pessoas queimadas pode alterar práticas empíricas e equivocadas, trazendo cuidado seguro para pessoas com com queimaduras”, observa a supervisora clínica da Essety, Natália Barros.
Sobre a trilha - A Trilha do Conhecimento surgiu devido às solicitações de sócios da Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ) e profissionais da saúde que buscam aprofundar conceitos e práticas para o tratamento do paciente queimado.
Na primeira edição, em setembro de 2020, foi abordado o tema Inovações tecnológicas no tratamento do grande queimado. Em 2021, os artigos permearam em torno da temática As Feridas das Queimaduras. Já a terceira edição, lançada em setembro do ano passado, falou sobre Substitutos Cutâneos - Um passo entre a cicatrização e a regeneração.