Projeto Trilha do Conhecimento chega à sua quarta edição

YD comunicação - 11/09/2023

A partir de 19 de setembro será possível acessar o e-book com quatro artigos que giram em torno de curativos e prevenção de infecções

O projeto Trilha do Conhecimento, lançado pela Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ) em setembro de 2020, está de volta. O e-book com os quatro artigos será disponibilizado a partir de 19 de setembro após a live em modelo talk show, que será realizada no mesmo dia, a partir das 19h. A atividade é gratuita e, para acessar, basta preencher o formulários neste link.

“A Trilha é importante por trazer aos profissionais material validado pelo comitê científico da SBQ, que já tem vasta experiência não só do ponto de vista científico, mas também da prática clínica dos procedimentos de ponta dentro da temática que ela está sendo abordada”, destaca a coordenadora comercial do projeto, Kalina Marinho, lembrando que o material pode ser baixado e tornar-se referência no dia-a-dia dos profissionais. 

Os temas abordados serão: Resistência microbiana abordando infecção no contexto das queimaduras: do diagnóstico à prevenção; Aplicação de curativos em paciente queimado; Critérios para escolha segura dos antimicrobianos tópicos: eficácia, tolerabilidade e resistência microbiana; e Raciocínio clínico na condução tópica das queimaduras.

Nesta quarta edição, o Trilha do Conhecimento conta com a parceria da Essity, empresa líder global em higiene e saúde, que busca iniciativas globais e locais para aumentar a conscientização e os padrões de higiene e saúde. Ao recolher conhecimentos, partilhar experiências e cooperar com outras organizações, a Essity fornece conhecimento e promove uma discussão pública sobre diversos temas neste sentido. 

“A trilha do conhecimento em manejo de queimaduras discute as opções seguras e eficazes de gerenciamento de infeção no contexto das queimaduras, avaliação de riscos, com linguagem acessível e atual. Oportunizar qualificação e educação continuada aos profissionais que assistem pessoas queimadas pode alterar práticas empíricas e equivocadas, trazendo cuidado seguro para pessoas com com queimaduras”, observa a supervisora clínica da Essety, Natália Barros. 

Sobre a trilha - A Trilha do Conhecimento surgiu devido às solicitações de sócios da Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ) e profissionais da saúde que buscam aprofundar conceitos e práticas para o tratamento do paciente queimado.

Na primeira edição, em setembro de 2020, foi abordado o tema Inovações tecnológicas no tratamento do grande queimado. Em 2021, os artigos permearam em torno da temática As Feridas das Queimaduras. Já a terceira edição, lançada em setembro do ano passado, falou sobre Substitutos Cutâneos - Um passo entre a cicatrização e a regeneração.


 

Outras Notícias

Nota Oficial: SBQ parabeniza aprovação da MP que destina botijão de gás a famílias de baixa renda

Kelly de Araujo: "foco é transformar articulações técnicas e institucionais em resultados para os pacientes queimados"

Diretor científico da SBQ detalha preparativos do XVI Congresso Brasileiro de Queimaduras

Eu Venci: Claudia Pereira se queimou ao colocar álcool em recheaud aceso

SBQ inicia preparação para a campanha Junho Laranja 2026 cujo tema será acidentes de trabalho

Volume 24.3 da Revista Brasileira de Queimaduras já pode ser acessada

Nota da SBQ - incêndio no bar Le Constellation, em Crans-Montana, Suíça

Eu venci: Keilla Freitas sofreu 45% de queimaduras após acidente com lareira ecológica

Fala, presidente: Margareth Gonzaga, SBQ regional Espírito Santo

Bancos de tecido começam a realizar as captações, processamentos e envio de membrana amniótica após incorporação ao SUS

“Ser grato por continuar vivo colocou em meu coração um propósito de seguir em frente fazendo das cicatrizes uma oportunidade de testemunhar a vida”

Incêndio na COP30 pode ter causa de origem elétrica e reforça alerta já feito anos atrás pela SBQ e Abracopel

Fala, presidente: Rogério Noronha está a frente da SBQ Minas Gerais

Inscrições abertas para o XVI Congresso Brasileiros de Queimaduras 2026

Prazo para pagamento de anuidade 2025 da Sociedade Brasileira de Queimaduras termina em 30 de novembro

Brasil ganha primeiro Laboratório da Pele de Tilápia, instalado na Universidade Federal do Ceará

Rechaud: é preciso regulamentação e campanhas preventivas

Maria Leonor Paiva, segunda vez presidente da SBQ RN

Nova edição da Revista Brasileira de Queimaduras já pode ser acessada

Luana Gaspar foi vítima de um fio desencapado que quase lhe custou a vida