Parceria entre SBQ e Abracopel rende bons frutos no caminho da prevenção

Lyd Comunicação - 07/03/2024

Junho Laranja, lançamento de frente parlamentar e uma possível criação de uma cartilha são alguns dos produtos gerados por essa união

Há exatamente um ano, a Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ) e a Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel) celebravam uma parceria que tem rendido bons frutos. A união das duas tem trabalhado a conscientização quanto aos perigos do choque elétrico, que causam queimaduras, muitas vezes, fatais. 

Um dos primeiros frutos dessa parceria foi a campanha Junho Laranja de 2023, que teve como tema a eletricidade. “A SBQ tinha feito um trabalho e publicado no site do Ministério da Saúde sobre acidentes com queimaduras por choque elétrico. E aí, nós juntamos a Abracopel, que também tem uma série de dados, e acabou gerando essa parceria que poderemos fazer ainda mais coisas juntos”, relembra o diretor executivo da associação, o engenheiro Edson Martinho.

Para a vice-presidente da SBQ, Kelly Araújo, as duas entidades somaram forças que potencializaram o trabalho de conscientização para a prevenção de acidentes. “Há muito tempo a SBQ luta pela prevenção de queimaduras e, há muito tempo, a Abracopel luta para a prevenção de acidentes com eletricidade. Juntando as duas, conseguimos maior alcance, conseguimos discutir questões como segurança no trabalho”, frisa a médica. 

Ela destaca que, com isso, conseguiram uma abertura maior para ir além das áreas de saúde. “Nós conseguimos, por meio da Abracopel, uma entrada com o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), por exemplo, que incluiu o Junho Laranja no calendário deles”, conta a vice-presidente da SBQ. 

Para além do Junho Laranja, a parceria trouxe uma grande conquista para este universo de prevenção e atendimento a vítimas de queimaduras:  o lançamento da Frente Parlamentar em prol da prevenção e atenção às vítimas de queimaduras, resultado de um trabalho de aproximação da Abracopel com o deputado federal Pedro Aihara, que batalhou assinaturas para a criação da frente. 

E vem mais coisa por aí. “Estamos avaliando desenvolver uma cartilha com o objetivo de trazer as precauções em casos de queimaduras por eletricidade ou gerados em incêndios, incêndios gerados por eletricidade e assim por diante. Então, a gente vai começar a desenhar ela e, em breve, vai trazer isso para a população”, adianta Edson Martinho.

Outra novidade é o lançamento de um curso gratuito e online, preparatório para o concurso Abracopel de redação, desenho e vídeo, utilizando de materiais do Junho Laranja. “Entendemos que seria uma forma de ajudar ainda mais os alunos na questão da prevenção”, diz a associação. Para conhecer e se inscrever, basta acessar a página da capacitação.  

Reconhecimento – No próximo dia 3 de abril, a SBQ será homenageada pela Abracopel em evento de lançamento do Anuário Estatístico – Acidentes de origem elétrica 2023-2024, quando também será entregue a premiação do Prêmio Abracopel de Jornalismo. 


“Vamos entregar a homenagem à SBQ como entidade que contribuiu bastante para a segurança da eletricidade em 2023”, destaca Edson Martinho. 

Outras Notícias

Profissionais de saúde promovem ação em Angola para tratar crianças vítimas de queimaduras

Brasília recebeu último CNNAQ do ano neste fim de semana

Prazo para pagamento da anuidade 2024 termina em 30 de novembro

Aloenxertos será tema apresentado pelo médico André Paggiaro no próximo SIG Queimaduras

Interessados em concorrer às diretorias nacional e regional da SBQ devem enviar chapa até 15 de novembro

Participe do Inquérito SBQ 2024 e ajude-nos a documentar a realidade dos CTQs no Brasil

Começa nesta segunda-feira (4) a Semana Mundial de Queimaduras em formato online

EU VENCI – Daniel Moraes pensou que a queimadura era o fim da linha, mas foi o início de uma nova história

Novo fascículo da RBQ está disponível para download

SBQ divulga resultados do XIV Congresso Brasileiro de Queimaduras

Terapeuta ocupacional realiza treinos das atividades diárias promovendo qualidade de vida ao paciente

Fundação Ecarta promove abaixo-assinado em prol da regulamentação do uso de membrana amniótica

SBQ convoca Assembleia Geral Ordinária para 23 de novembro para nova eleição de diretoria

No Dia do Médico, presidente da SBQ fala da trajetória e requisitos para atuar com vítimas de queimaduras

Em cinco anos, 46,1% dos óbitos por queimaduras foram atribuídos à eletricidade

Comitê de Fisioterapia reúne 11 profissionais e já lançou protocolos sobre cuidado inicial de paciente queimado

SBQ apoia publicações e firma parcerias para disseminar informações de prevenção a queimaduras em crianças

Casos de violência contra mulheres envolvendo queimaduras ainda são subnotificados

Cartilha educativa sobre queimaduras levou Prêmio Elisabeth Greenfield no XIV CBQ 2024

Alterações farmacocinéticas no grande queimado é tema do SIG Queimaduras desta quarta-feira (2)