YD Comunicação - 13/11/2020
A cirurgiã plástica Ana Carolina Morais Fernandes é associada à Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ) desde 2014. Atualmente, ela ocupa o cargo de vice-presidente da regional de São Paulo. Na gestão anterior, foi secretária.
Ela conta que se associou para aumentar seu aprendizado e troca de experiências com os grandes nomes das queimaduras no país. “Além de poder contribuir com o fortalecimento e visibilidade da SBQ”. Ela destaca, ainda, a participação em congressos e o acesso à Revista Brasileira de Queimaduras (RBQ).
O trabalho com pacientes queimados começou no primeiro ano de residência médica. “Sempre achei interessante as peculiaridades e especificidades do tratamento deste tipo de trauma, em especial”, conta Ana Carolina, que trabalha no Centro de Tratamento de Queimaduras (CTQ) do Hospital Irmãos Penteado, em Campinas.
Para a cirurgiã, a visibilidade das queimaduras no Brasil é abaixo do ideal. “Faltam investimentos em educação, medidas de prevenção, tratamento e pesquisa”, conclui Ana Carolina.