YD Comunicação - 31/08/2022
Profissionais são essenciais para a recuperação dos pacientes queimados
Membro da equipe multiprofissional dentro de um centro de tratamento de queimados (CTQ), o nutricionista começa a atuar desde a internação do paciente, com a avaliação nutricional e prescrição dietoterápica. Isso porque a recomendação de início de alimentação é, sempre que possível, nas primeiras seis a 12 horas após o acidente.
“Os profissionais que atuam em ambiente hospitalar são responsáveis pela avaliação nutricional, prescrição dietoterápica, acompanhamento durante o período de internação e orientação nutricional no momento da alta hospitalar”, detalha nutricionista e presidente da regional da Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ) do Rio de Janeiro, Gisele Gonçalves.
Ela destaca, ainda, que como profissional membro da equipe interdisciplinar, também faz parte da atribuição do profissional a discussão de casos clínicos com os demais membros da equipe, visando um melhor acompanhamento do paciente.
Alguns pacientes, após alta hospitalar, também irão precisar de acompanhamento. “Especialmente crianças e aqueles que apresentaram perda considerável de peso durante a internação. No caso de crianças com grandes queimaduras, o impacto no estado nutricional pode perdurar por até dois anos após o evento”, conclui Gisele Gonçalves.
Comitê de nutrição da SBQ – Está em fase de estruturação a criação do Comitê de Nutrição da SBQ. A ideia inicial é que seja composto por nutricionistas e nutrólogos engajados no tratamento de pacientes queimados.
“Desta forma, será viável a discussão e construção de material técnico-científico cada vez mais adequado aos nossos pacientes e nossa realidade, visando servir de referência para profissionais da linha de cuidado de queimaduras que busquem essas informações junto à SBQ”, afirma a nutricionista Gisele Gonçalves.
De acordo com o presidente da SBQ, José Adorno, os aspectos da nutrição em queimados foi uma das grandes evoluções em pacientes graves, críticos e mesmo na recuperação cicatricial do paciente.
Para Adorno, o comitê de nutrição vai ser de grande importância, assim como os outros comitês têm sido. “Esse tem sido o propósito da SBQ: nos comitês, reunir profissionais experts daquela atuação profissional e, com isso, divulgar conhecimento, descrever rotinas ou recomendações adequadas para os outros profissionais que tratam queimaduras e que procuram esse conhecimento. A SBQ tem se tornado uma grande referência segura para esse conhecimento do tratamento das queimaduras”, assegura o presidente da SBQ.
Dia do Nutricionista – Neste 31 de agosto, comemora-se o Dia do Nutricionista, uma homenagem a esses profissionais. A escolha da data se deu à criação da Associação Brasileira dos Nutricionistas (ABN), em 1949.