YD Comunicação - 23/11/2022
Produtos caseiros não devem ser passados na lesão, pois podem causar infecções
As queimaduras de primeiro grau geram muita dor e vermelhidão no local lesionado, um exemplo desse tipo de queimadura é a solar. Por ser mais superficial que as queimaduras de segundo e terceiro graus, as pessoas acham que podem tratar em casa e passam produtos na lesão como café, creme dental e manteiga.
"Esses itens não servem para tratar a queimadura e proporcionarão mais dor no momento da remoção, além de poder aumentar o risco de infecções", alerta o coordenador da Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) do Hospital de Urgências de Sergipe e presidente da Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ) regional Sergipe, Bruno Cintra.
O profissional diz, ainda, que estas queimaduras devem ser tratadas somente com hidratação local, óleos vegetais - como o de girassol, que pode ser utilizado com muita eficácia, e analgésicos para minimizar a dor.
"A prevenção é sempre o melhor remédio. Mas uma vez acontecida a queimadura, procurar atendimento médico ajudará na correta condução do caso", reforça Bruno Cintra.