YD comunicação - 01/06/2023
Neste ano, SBQ adotou a eletricidade como temática central
A Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ) dá início, nesta quinta-feira (1), à sua campanha Junho Laranja 2023 com o objetivo de alertar a população e autoridades sobre os riscos de acidentes com queimaduras e os traumas que podem causar. Neste ano, o tema gira em torno da eletricidade e tem como slogan “Não se choque. Eletricidade queima". As ações contarão com apoio da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel).
“A campanha Junho Laranja é um momento crucial para conscientizar a sociedade sobre a importância da prevenção de queimaduras. A cor laranja é adotada como símbolo da campanha, representando a energia e a atenção necessárias para combater esse grave problema de saúde pública”, explica o presidente da SBQ, Marcus Barroso.
A escolha do tema veio após a divulgação dos dados do Boletim Epidemiológico n° 47, de dezembro de 2022, do Ministério da Saúde, que alertaram para a necessidade de medidas incisivas que diminuam as taxas de acidentes elétricos. Considerando que no período de 2015 a 2020 ocorreram 19.772 óbitos por queimaduras no Brasil e que a eletricidade, um único agente etiológico, foi responsável por 9.117 óbitos, correspondendo a 46,1% do total de óbitos, alerta-nos ainda: o potencial de causar o óbito imediato no momento do trauma, correspondendo a 70% desses óbitos devido à queimadura elétrica; a capacidade de levar a sequelas importante, incluindo grandes amputações; a faixa etária mais acometida (20 a 59 anos), relacionada à atividade produtiva ou laboral, tendo a construção civil informal importante papel.
"O tema é de grande importância, alcança todos os setores da sociedade, onde a população convive com uso de eletricidade irregular, carregadores de celular deixados conectados em tomadas, setores comercial e industrial com riscos em ambiente de trabalho, uso de fios não adequados, gerando risco de incêndio", observa a vice-presidente da SBQ, Kelly Danielle de Araujo. Ela diz, ainda, que se soma a isso o hábito do brasileiro de fazer seus próprios reparos e ligações elétricas, nem sempre considerando as medidas de segurança.
Para alertar a população sobre estes riscos, a SBQ contará com o trabalho das diretorias regionais da sociedade, parceiros como sociedades médicas e o patrocínio das empresas Mölnlycke, Efe e Convatec. Juntos, contribuíram para montar uma agenda de atividades para todo o mês de junho, que englobam apresentações teatrais, seminários, lives e divulgação de material explicativo sobre os riscos e meio de prevenção.
Com isso, a campanha busca envolver toda a sociedade na luta contra as queimaduras, disseminando informações sobre prevenção e segurança. Através de eventos, palestras, materiais educativos e ações nas mídias sociais, a Sociedade Brasileira de Queimaduras busca alcançar um amplo público, incluindo crianças, pais, profissionais de saúde e a comunidade em geral. “É fundamental que cada um de nós se torne um agente de mudança, promovendo a cultura da prevenção e disseminando informações sobre segurança. Ao adotar medidas simples em nosso dia a dia e compartilhar conhecimentos com outras pessoas, podemos contribuir para a redução das queimaduras e, consequentemente, para a melhoria da qualidade de vida de todos”, concluiu Marcus Barroso.
Confira nossa programação e baixe nosso material de campanha: