YD Comunicação - 28/03/2022
O evento teve troca de experiências e a gravação será disponibilizada na Biblioteca Virtual para sócios da SBQ
A Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ), em parceria com a Sociedade Portuguesa de Emergência Pré-Hospitalar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Distrito Federal (Samu/DF), realizaram o 1º Simpósio online sobre queimaduras, neste sábado (26). O encontro contou com 70 participantes, brasileiros e portugueses.
Segundo o presidente da SBQ, José Adorno, o Simpósio abordou o atendimento das queimaduras na atenção pré-hospitalar. “Falamos muito da prevenção, do atendimento na sala vermelha, já saíram até protocolos, tratamento, reabilitação, mas o atendimento pré-hospitalar é hiato que falta para completar essa linha de cuidado. Percebemos muita coisa que podemos afinar e melhorar, seguindo protocolos mais adequados para as queimaduras”.
Para o médico e diretor do Samu do Distrito Federal, Victor Leonardo Arimatea Queiroz, a discussão foi enriquecida durante as apresentações. “Reflexões foram levantadas uma vez que muitos colegas da SBQ estão inseridos na realidade intra-hospitalar e na realidade científica da área de queimados. A nossa realidade do Samu está muito imersa no pré-hospitalar e nos desafios próprios dessa realidade. Alguns insights foram levantados e propostas foram incluídas para novas discussões”.
O diretor da Academia de Emergência Médica Pré-Hospitalar da Sociedade Portuguesa de Emergência Pré-Hospitalar, Carlos Silva, destacou a importância do simpósio e a troca de experiências no evento. “É importante continuarmos produzindo esse tipo de evento e consolidar, cada vez mais, esta parceria, rica pela qualidade de todos os intervenientes, com abordagens fundamentadas, quer no que diz respeito à ciência quer à prática”.
Ao final do evento foi proposto que este seria o primeiro simpósio de outros que virão. “São parceiros importantíssimos para podermos colaborar um com o outro com conhecimento e podemos expandir para outros países da comunidade portuguesa”, concluiu o presidente da SBQ.
CONTEÚDO – Foram apresentadas seis aulas, ao final, todos os palestrantes puderam trocar experiências e tirar dúvidas com os participantes. A enfermeira Tatiane Boaretto apresentou as duas primeiras aulas sobre introdução às queimaduras e cuidados de emergência; na aula 3, a médica Leticea Moraes falou sobre o atendimento pré-hospitalar; na quarta aula, o enfermeiro Reinaldo Siqueira discorreu sobre a transferência e remoção segura; na aula 5, o médico Victor Arimatea falou sobre o atendimento a múltiplas vítimas; na última aula, omédico Mario Frattini abordou o atendimento hospitalar na sala de emergência.
Em breve, a gravação do Simpósio estará disponível para sócios da SBQ, na Biblioteca Virtual.
Até 2 de abril, qualquer pessoa pode contribuir com sugestão, crítica ou opinião