Orgulho de ser SBQ com Edna Yukimi Itakussu

YD Comunicação - 27/11/2020

A fisioterapeuta Edna Yukimi Itakussu é referência de trabalho com amor. Ela trabalha há 13 anos no Centro de Tratamento de Queimados da Universidade Estadual de Londrina, no Paraná, e é sócia da Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ) desde 2009.

“Associar-me a SBQ foi uma coisa natural. Estar inserida dentro de um grupo onde os olhares estão voltados para oferecer a melhor assistência ao indivíduo que sofreu queimaduras é essencial”, comenta a fisioterapeuta. Além disso, Edna ressalta que as vantagens de ser sócia da SBQ são muitas. “Estar em contato com outros profissionais que amam aquilo que fazem e não medem esforços para oferecer o melhor tratamento é sem dúvida gratificante”, destaca.

Trabalhar com paciente queimado é um desafio, mas que é uma missão muito importante. Dessa forma, a especialista explica que o maior desafio é fazer com que o indivíduo entenda que o processo de regeneração de uma lesão por queimadura é dinâmico e pode durar anos. “Infelizmente muitos negligenciam o tratamento após a hospitalização e desenvolvem sequelas importantes que poderiam ser prevenidas com uma fisioterapia adequada”, observa.

Outro grande desafio, para ela, é o desenvolvimento de pesquisas nesta área de atuação. “Estou em fase de conclusão do doutorado e observei que as pesquisas a nível de Brasil infelizmente ainda são escassas”, pondera. Por isso, a SBQ incentiva as pesquisas, os estudos e a disseminação do conhecimento para que o tratamento e o cuidado ideal cheguem a todos.