SBQ recebe homenagem em evento da Abracopel

Lyd Comunicação - 04/04/2024

Instituição foi escolhida a Entidade do Ano durante cerimônia de lançamento do Anuário estatístico de acidentes de origem elétrica e entrega de prêmio a jornalistas

A Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ) foi homenageada durante lançamento do Anuário estatístico de acidentes de origem elétrica, da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel). A cerimônia ocorreu nesta quarta-feira (3), em São Paulo, e contou com a presença do presidente da SBQ, o médico Marcus Barroso.

 “A empatia e a sinergia das duas entidades foram tão grandes que em poucos meses já realizamos diversas ações em conjunto. Graças à Abracopel, percebemos que o número de acidentes por queimaduras em incêndios por sobrecarga de energia era muito maior do que imaginávamos”, destacou Barroso.

Os dados continuam alarmantes. Apresentado pelo diretor-executivo da Abracopel, o engenheiro Edson Martinho, o relatório aponta que os acidentes de origem elétrica (choque, incêndio e raio) somaram 2.089 em 2023.  No ano anterior, foram 1.828 ocorrências. Elas geraram 781 mortes: 674 por choque elétrico, 67 em incêndios por sobrecarga de energia e 40 por descargas atmosféricas (raios). 

Os locais de maior incidência de mortes por choque elétrico continuam a ocorrer em redes aéreas: 418 com 267 mortes, e nas residências: 274 ocorrências, sendo 210 fatais. O fio partido e sem proteção no ambiente interno (37 mortes), os eletrodomésticos (31 mortes) e a manutenção caseira (24 mortes) são os maiores causadores dos acidentes residenciais. Em janeiro deste ano, já foram 244 ocorrências de acidentes por eletricidade e 107 mortes. 

Em 10 anos de levantamento de dados, os incêndios cresceram 300%: saíram de 200 em 2013 para 963 em 2023. As mortes também seguem neste crescente. Foram 16 em 2013 para 67 em 2023. “Mais uma vez alertamos para a importância dos fios e cabos de qualidade. A Qualifio alerta que 79% dos produtos encontrados no mercado não estão de acordo com as normas técnicas”, alerta a Abracopel.

Ainda sobre os incêndios, as residências representam mais de 50% dos locais de ocorrência: de um total de 963 casos, 500 foram em residências. Já as mortes representam um dado ainda mais assustador, das 67 mortes em incêndios, 56 aconteceram dentro de casa. 

Premiação -  A cerimônia de lançamento do anuário também contou com a entrega do Prêmio Abracopel de Jornalismo. Foram 300 inscrições em seis categorias. 

O presidente da SBQ fez a entrega de um deles para o jornalista Henrique Cruz, assessor de imprensa da Cemig. Ele recebeu o prêmio especial que utilizou dados do anuário com a matéria Anuário da Abracopel aponta Minas Gerais tem a 2º menor taxa de mortes por choque elétrico no Brasil.