Após votação em assembleia, Estatuto da SBQ terá duas alterações

Lyd Comunicação - 28/03/2024

Uma delas é a possibilidade de profissionais de saúde não médicos serem eleitos a cargos da presidência, vice-presidência e secretário. A outra é a criação do cargo de coordenador de ligas acadêmicas

O Estatuto da Sociedade Brasileira de Queimaduras passará por duas alterações. Uma delas é a possibilidade de profissionais de saúde não médicos, com formação superior e atuação com queimaduras, possam se candidatar aos cargos da presidência, vice-presidência e secretário. A outra é a criação de um novo cargo, o de coordenador de ligas acadêmicas.

As alterações foram propostas em Assembleia Geral Extraordinária, realizada de forma online nesta quarta-feira (27). Na votação, 100% dos participantes disseram sim para as duas mudanças.

“Nós demos um passo grande hoje rumo ao futuro da nossa família SBQ. Era uma coisa que eu já vinha conversando com a diretoria, que era abrir os cargos da diretoria para que profissionais não médicos com nível superior pudessem exercê-los e fico contente com a votação 100%, da mesma forma que fiquei contente com a adesão total, também, para a inclusão da coordenação das ligas”, comemora o presidente da SBQ, Marcus Barroso.

Ele destacou que a SBQ é uma “sociedade inclusiva” e, sendo assim, não poderia ter uma cláusula exclusiva. Com a mudança, o item 12.5 passará a ter a seguinte descrição: Os cargos de Presidente, Vice-Presidente e 1º Secretário da Diretoria Nacional poderão ser ocupados por médicos, enfermeiros, profissionais auxiliares, cientistas e pessoas não médicas, com diploma superior, que estiverem ativamente envolvidos no tratamento de algum aspecto do paciente queimado ou que desempenhem papel ativo na tentativa de reduzir a incidência e os efeitos prejudiciais das lesões ocasionadas por queimaduras.

Quanto ao cargo de coordenador de ligas, Marcus Barroso destacou a importância de a SBQ se aproximar dos acadêmicos. “Acho que a SBQ precisa estar mais em contato com o estudante, precisamos ir à academia, incentivar o contato com tratamento de paciente vítimas de queimadura, estimular o estudo e a produção cientifica. Eles têm muito pouco contato, geralmente é só uma aula em todo o período acadêmico”, frisou.

CBQ anual - Durante a Assembleia, Marcus Barroso também apontou que o novo estatuto não traz impedimentos para que o Congresso Brasileiro de Queimaduras seja realizado anualmente, afirmando que a entidade já possui robustez para fazer o evento com mais frequência. Até então, o encontro era promovido a cada dois anos.

Na sequência, fez o convite para que todos participem do CBQ deste ano, que será realizado nos dias 26 e 27 e setembro, em Belo Horizonte (MG), com o tema linha de cuidados. O Estado saiu na frente na construção de um projeto de estruturação da linha de cuidados, iniciado há três anos, pelo Grupo Técnico da Secretaria de Saúde do estado, com o apoio técnico do Hospital João XXIII e da Sociedade Brasileira de Queimaduras.