YD Comunicação - 18/01/2022
Você sabe quais são essas comissões, para que servem e como atuam? Leia mais e saiba tudo sobre eles
O comitê é um grupo de pessoas, com poderes decisórios, dentro de uma instituição representativa, que estudam e definem ações sobre os interesses da coletividade. No caso da Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ), são 11 comitês de temas diversos, que propõem estratégias de acordo com o tema específico.
São eles: de Prevenção, de Educação Continuada e Pesquisa - Tele Ensino, do CNNAQ e Simulação Realística, de Fisioterapia, de Enfermagem, de Reabilitação, de Relações Interinstitucionais, Banco de dados e GBR, de Banco de Tecidos, de Estruturação de CTQs e Rede Integrada de Assistência e de Acidentes e Catástrofes com múltiplas vítimas.
Cada comitê tem um objetivo e diferentes quantidades de membros. O Comitê de Prevenção, por exemplo, visa “propor estratégias e projetos de redução global na incidência de queimaduras, como prevenção primária e secundária, observando dados epidemiológicos regionais e trabalhando informações de conscientização das causas de acidentes com queimaduras com monitoramento e avaliação”. O de Tele Ensino propõe melhoria nas áreas de educação continuada em capacitação avançada para equipe multiprofissional especializada centros de tratamento de queimaduras (CTQs).
O Comitê do CNNAQ e Simulação Realística tem o objetivo de fazer treinamento de equipes de saúde não especializadas no primeiro atendimento e desenvolver tecnologia de educação e treinamento com simulação realística em cenários de laboratórios e em cenário livre. Já o Comitê de Fisioterapia visa propor a ampliação da atuação profissional de equipes não especializadas e especializadas na linha de cuidados a queimaduras.
O de Enfermagem é composto de profissionais que buscam formas de ampliar o conhecimento de protocolos em toda linha de cuidados das queimaduras para equipes de especialistas e não especialistas. Em relação ao de Reabilitação, a ideia é ampliar o conhecimento de protocolos em toda linha de cuidados das queimaduras para equipes de especialistas e não especialistas.
Já o Comitê de Banco de dados e GBR visa qualificar dados epidemiológicos do trauma e sua aplicação no planejamento de ações. O de Banco de Tecidos quer implantar melhorias na tecnologia de utilização de pele alógena e membrana amniótica no Brasil. Por fim, o Comitê de Estruturação de CTQs e Rede Integrada de Assistência, que tem o objetivo de propor melhorias de gestão de processos gerenciais dos centros de tratamento de queimaduras, com monitoramento e avaliação de resultados dos serviços e pelos pacientes, além da construção da carteira de serviços e centros de custo.