YD Comunicação - 08/06/2021
A ideia principal é fazer com que as crianças assistam, entendam e se tornem agentes replicadores
Já estamos em situação de pandemia pelo coronavírus há mais de um ano e os cuidados ainda são essenciais. A higienização das mãos é um fator importantíssimo para se manter longe do vírus e, por isso, o uso do álcool 70% passou a ser um aliado. A questão, no entanto, é o risco que ele apresenta se aproximado ao calor, causando queimaduras, além da possibilidade de irritação e intoxicação.
Ciente disso, a Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ) lança um vídeo bem didático, com foco nas crianças, para ser divulgado principalmente nas escolas, sobre os cuidados que se deve ter ao usar o álcool 70.
O filme é curtinho, com pouco mais de um minuto e fala sobre o uso do álcool e a preferência para usar água e sabão. Ainda explica como limpar áreas afetadas pelo álcool e sobre a necessidade de contatar o Samu ou Corpo de Bombeiros.
Conforme o médico membro do Comitê de Prevenção da SBQ, Marco Almeida, o vídeo foi criado agora porque em momentos anteriores, perceberam que um conteúdo lúdico, com cores e imagens, atrai mais a atenção das crianças. “Além de educar os adultos, o que a gente deseja é atingir o público infantil, pois com elas, a educação é muito mais sólida e elas cobram dos adultos uma postura responsável”, destaca.
Dessa
forma, segundo o especialista, a ideia é levar o filme para as escolas, por
meio de programas sociais existentes. “Temos projetos junto às secretarias de
saúde dos estados para promover essa parceria e levar essas informações para
dentro das escolas e construir um conhecimento sólido para o futuro, sobre
prevenção e consciência e, assim, possibilitar a redução das queimaduras”,
ressalta Marco Almeida.
ASSISTA AO VÍDEO: