- 17/07/2024
Eles são médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionista, farmacêutica e uma voluntária que passam a compor o time em busca de atualização em queimaduras
A Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ) ganhou 18 novos sócios no primeiro semestre deste ano. Médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionista, farmacêutica e uma afiliada, na categoria voluntária, passam a compor o time de pessoas que atuam na área e querem ajudar na prevenção e participar de capacitações e conversas a respeito do assunto.
Entre os novos sócios está a farmacêutica Suzana Gabrielly Rocha, que desde março vem colhendo os frutos de ser associada da SBQ. “Já tive a oportunidade de usufruir de diversos benefícios, como descontos em atividades científicas promovidas pela SBQ, a exemplo do Congresso Brasileiro de Queimaduras (CBQ), e acesso ao conteúdo técnico-científico da Biblioteca Virtual”, elenca.
Suzana atua como farmacêutica residente em Urgência e Emergência no Hospital João XXIII, referência para o Tratamento de Queimados em Belo Horizonte e conta que conheceu a SBQ por meio dos eventos promovidos pela entidade com ênfase no cuidado multiprofissional das queimaduras.
As redes sociais levaram a fisioterapeuta Taila Luchi a conhecer a SBQ e se associar em maio. “Sempre acompanho a página e participo dos eventos online. Aproveito muito os conteúdos para estudar e levar conhecimento e melhorias para meu ambiente de trabalho”, comenta ela que atua no CTQ do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, no Espírito Santo. “Faz sete anos que trabalho com queimados e, hoje, estar associada à SBQ, é mais uma forma de abraçar a causa”, diz.
Em busca de mais conhecimento, a técnica em enfermagem Manuele Minozzo associou-se à SBQ em fevereiro. Ela acompanha pacientes queimados a dois anos e meio e gosta do sistema adotado pela entidade para levar atualizações aos profissionais.
O mesmo motivo fez com que a enfermeira Vaneusa Maria Gomes se tornasse sócia em março. “Estou como coordenadora assistencial de uma unidade hospitalar, sou docente na graduação de enfermagem e estou realizando um trabalho de pesquisa com os pacientes da unidade, então vi no SBQ uma forma de estar mais próxima das informações e materiais para confecção do protocolos, aulas e maior assistência ao setor”, destaca.
Profissionais médicos foram os que mais se associaram à SBQ neste primeiro semestre, um total de sete. Entre eles, Fabiano Lemos Ferreira. Ele chegou à entidade por meio da vice-presidente, Kelly de Araujo, com quem trabalhou no Hospital João XXIII, em Belo Horizonte (MG). “Eu serei coordenador de um centro de queimados em Bom Despacho (MG) e associar me possibilita aprimorar conhecimento”, frisa.
Também se associaram à SBQ os seguintes profissionais:
* Patricia Matos do Amaral - Fisioterapeuta
* Nayara Quaresma Alves de Morais - Enfermeira
* Cristiano Alves Felix - Enfermeiro
* Ana Caroline Moreira Hortegal - Enfermeira
* Tatiane Rodrigues de Souza - Enfermeira
* Cecília Fraga dos Santos Lemos - Nutricionista
* Adriana Iveth Barón Pinilla - Médica
* Roberto Jorge Van Beem - Médico
* Emerson Vasconcelos de Andrade Lima - Médico
* Joao Valter Pires Junior - Médico
* Paulo Sergio da Silveira Junior - Médico
* Gnana Keith Marques de Araujo - Médica
*Fernanda Nogueira na categoria de Afiliada - voluntária
Associe-se - Os interessados em se associar à SBQ podem entrar no link “Associe-se” no site e preencher o formulário de filiação. Será preciso enviar documentos solicitados. A proposta de filiação e os documentos comprobatórios serão analisados pela SBQ e, não havendo qualquer impedimento, a filiação será efetivada, a partir da data de pagamento da anuidade.
Entre as vantagens de ser sócio estão desconto especial em todas as atividades científicas realizadas pela SBQ, acesso aos materiais exclusivos da Biblioteca Virtual e condição especial no Curso Nacional de Normatização do Atendimento ao Queimado (CNNAQ).
Podem se associar profissionais de saúde e aqueles não ligados à área de saúde, mas que se dediquem à problemática das queimaduras – apresentar declaração que atuam em sua atividade fim, de forma direta ou indireta com vítimas de queimaduras.