YD Comunicação - 18/03/2022
O documento é referência científica, com conhecimento amplo e recente em um único lugar
O Manual de Queimaduras para Estudantes, a partir de agora, será usado como material de referência no Curso Nacional de Normatização de Atendimento ao Queimado (CNNAQ), organizado pela Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ) para oferecer conhecimento e normas aos que prestam o primeiro atendimento a qualquer pessoa com queimaduras, proporcionando uniformidade nas condutas, essencialmente nas primeiras 24h.
O manual surgiu como uma iniciativa dos alunos da Liga Acadêmica de Emergência e Trauma (Letes), da Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs). O documento tem 18 capítulos que incluem epidemiologia, medidas de prevenção, fisiopatologia, tipos de queimaduras, atendimento, complicações, sequelas. É publicado como e-Book gratuito e de acesso aberto a todos os estudantes e profissionais da área de saúde.
“A SBQ revisou o material com três especialistas, eu, Mário Frattini e Andrea Fernandes. É um material bastante atualizado, com literatura recente. Ele já está sendo usado no Módulo de Traumas da Escola de Saúde, aqui em Brasília e será uma excelente referência para usarmos no CNNAQ. É um material para consulta e conhecimento das queimaduras. Já nasceu com uma vocação, de concentrar o conhecimento das queimaduras em um manual único”, destaca o presidente da SBQ, José Adorno.
De acordo com Derek Lopes, um dos idealizadores do documento, os estudantes perceberam que as referências bibliográficas sobre o tema eram majoritariamente voltadas para os profissionais e especialistas da área, de modo que os alunos de graduação apresentavam dificuldades significativas durante o estudo. “Assim, um grupo de 26 estudantes de medicina se uniu para a produção de um material didático e acessível, que contivesse uma abordagem completa, porém direta sobre esse tópico. Ao longo de dois anos o projeto tomou forma”, explicou o estudante.
A aluna Isabella de Liz, também organizadora do manual, afirma que desde o início do projeto, o objetivo é de contribuir para o aperfeiçoamento do ensino em saúde, visando que os futuros profissionais sejam capazes de realizar um atendimento de excelência ao se depararem com um paciente queimado. “É com extrema satisfação que se anuncia o uso do Manual de Queimaduras como referência do CNNAQ. A ampla repercussão do manual reflete a importância da construção conjunta do conhecimento, ilustrando como a colaboração de estudantes e profissionais é essencial para fomentar o avanço do ensino em saúde”, ressalta Isabella.
CURSO NACIONAL DE NORMATIZAÇÃO DE ATENDIMENTO AO QUEIMADO - O CNNAQ acontece por demanda das regionais da SBQ, serviço ou região que necessita unificar e melhorar seus índices de atendimento e redução de sequelas. Oficialmente, acontece, também, junto com o Congresso Brasileiro de Queimaduras ou com a Jornada Brasileira de Queimaduras. O curso é constituído de dez módulos teóricos e um prático, ministrados durante um dia, por instrutores capacitados pela SBQ. Na finalização do CNNAQ é feita uma avaliação, com certificação, em caso de aprovação.