YD Comunicação - 22/06/2021
Encontro será nesta terça-feira (22), a partir das 19h
Nesta terça-feira (22), a Sociedade Brasileira de Queimaduras promoverá uma live com a apresentação de dois dos três trabalhos premiados durante o Congresso Brasileiro de Queimaduras deste ano. O evento poderá ser acessado pelo Sympla , a partir das 19h. É preciso fazer inscrição para participar.
A primeira apresentação será do enfermeiro e vice-diretor da Regional SC da Sociedade Brasileira de Enfermagem em Feridas e Estética, Paulo Roberto Boeira Fuculo Júnior, que ao lado de outros colegas, desenvolveu o estudo “A utilização de termografia em lesão por queimadura elétrica: relato de caso” e ganhou o Prêmio Elisabeth Greenfield.
“Ficamos muito felizes ao receber o prêmio, é uma sensação difícil de traduzir! Ter o reconhecimento de um trabalho nos motiva a continuar e valoriza cada etapa que passamos para chegar até os resultados!”, celebra.
Paulo Roberto conta que a motivação pelo tema veio no início do mestrado, quando ele e a orientadora identificaram estudos internacionais sobre o assunto. “Vendo que não havia estudos de pesquisa no Brasil, envolvendo a avaliação das queimaduras com a utilização da termografia, resolvemos iniciar uma revisão e posteriormente a compra da câmera termografia, que permitiu colocar em prática toda a teoria estudada”, conta. O trabalho faz parte da dissertação de mestrado!
O segundo trabalho a ser apresentado tem como tema a “Tendência temporal da mortalidade por queimaduras no Brasil: estudo ecológico”, vencedor do Prêmio Projeto Cris. A apresentação ficará a cargo de uma das autoras, a enfermeira Fernanda Silva dos Santos.
“Sabíamos da insuficiência de evidências de dados epidemiológicos por queimaduras a nível nacional. Sabendo que vivemos em um país de dimensões continentais em que a rede de saúde tem diferentes estruturas e fragilidades entre as regiões, a publicação desses dados, entre outros, pode auxiliar no planejamento e gestão de recursos”, comenta a enfermeira, que diz ter sido gratificante o reconhecimento da relevância e qualidade do trabalho desenvolvido.
A moderação da live será feita pela vice-diretora científica da SBQ, a enfermeira Raquel Pan.
Além dos trabalhos que serão apresentados na live, um terceiro estudo foi premiado durante o CBQ. De autoria de Luiz Phelipe Molina, o “Estudo comparativo de matrizes dérmicas de colágeno bovino com e sem lâmina de silicone no tratamento da contratura cicatricial pós-queimadura- análise clínica e histológica” recebeu o Prêmio Roberto Chem.