Junho Laranja: programação conta com eventos presenciais e online

Lyd Comunicação - 29/05/2024

Simpósios, lives, webinários e ações de conscientização fazem parte da campanha promovida pela SBQ com apoio de diversos parceiros


A Campanha Junho Laranja 2024 vai começar! Falar sobre prevenção de queimaduras é essencial e papel constante da Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ), mas é neste mês do ano em que as ações se intensificam e mobilizam o país inteiro. 

Ao longo do mês, presidências regionais, diretorias de centros de tratamento de queimados, universidades, hospitais, associações e sociedade se mobilizam para promover não somente ações de conscientização, mas também simpósios e capacitações presenciais e online. 

Abrindo o mês, as ligas acadêmicas LACIP e LCPQ se uniram para promover o I Simpósio Interligas de Queimaduras e Cirurgia Plástica. O evento será em 1 de junho, a partir das 8h, na Universidade Ceuma, em São Luís (MA). O presidente da SBQ regional Maranhão, o médico Antônio Moreira Júnior, é um dos palestrantes. As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site do evento. 

A Praça Matriz de Catanduvas (SP) será palco para uma ação de conscientização da Liga de Cirurgia Plástica da Faculdade de Medicina de Catanduva (Fameca), a partir das 13h do dia 4 de junho. 

Em 6 de junho, estão previstas ações educativas na Casa de Apoio Vovó Gertrudes, no Ambulatório do Hospital Infantil Joana de Gusmão e na Clínica Escola de Fisioterapia da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). No dia 7, a ação segue no Ambulatório do Hospital Universitário da UFSC, a partir das 8h. 

Em Minas Gerais, nos dias 6 e 7 de junho, ocorre o evento “Desmitificando o atendimento ao paciente queimado”, no auditório do Hospital João XXIII. No primeiro dia o início será às 9h e no segundo, às 8h. O encontro será multidisciplinar. 

No Maranhão, o II Seminário Maranhense sobre prevenção a queimaduras, marcado para 6 de junho, já encerrou as inscrições para o evento presencial, mas quem ainda tiver interesse em participar online pode mandar uma mensagem no whatsapp (99) 98484-9128. 

Em Sergipe, o Auditório do Hospital e Urgência do Estado de Sergipe Governador João Alves Filho receberá, em 11 de junho, o Curso Anual de Atualização ao Atendimento do Paciente Queimado. O evento será das 7h30 às 13h com palestras e mesa redonda. Para se inscrever, é necessário preencher um formulário.

Encerrando o mês, a Universidade Federal do Triângulo Mineiro, em  Uberaba (MG), promove o evento científico Campanha Junho Laranja: Prevenção e Manejo de Acidentes Domésticos.

 

Atividades Online

No Dia Nacional de Luta Contra Queimaduras, em 6 de junho, a SBQ promove a Live de Lançamento da Campanha, com a participação do presidente Marcus Barroso, da vice-presidente Kelly de Araujo e do médico e escritor Evaldo Alves de Assunção, pioneiro em campanhas de prevenção a queimaduras no país. O bate-papo online será pelo Instagram da SBQ, a partir das 19h. 

O SIG Queimaduras da primeira semana de junho também será voltado para a temática do Junho Laranja. O cirurgião plástico Marcos Barreto será o palestrante para falar sobre a temática da campanha, no dia 5 de junho. 

Em 11 de junho, a partir das 19h, ocorre a aula aberta Abordagem inicial ao grande queimado, promovido pela coordenação de ligas acadêmicas da SBQ. As inscrições podem ser feitas neste link

O Comitê de Enfermagem vai promover uma live, no dia 24 de junho, com o tema "Inovações tecnológicas na assistência ao paciente queimado: termografia, laser, realidade virtual e câmara hiperbárica". O evento, online e gratuito, será pelo SIG Queimaduras e terá certificado. As inscrições podem ser feitas por meio de formulário

Outras duas lives da SBQ estão previstas para o final do mês: uma dia 25 de junho com a Abracopel, parceira na campanha, pelo canal do Youtube da associação; e outra em 26 de junho, em formato talk show, com a patrocinadora Mölnlycke. 


Fique atento ao nosso site, pois a programação pode sofrer alterações ao longo do mês.