- 15/04/2025
Pela primeira vez em uma diretoria regional da Sociedade Brasileira de Queimaduras, a cirurgiã plástica Adriana Barón Pinilla está à frente da SBQ Mato Grosso para a gestão 2025/2026. Atualmente, ela trabalha no Centro de Tratamento de Queimados do Hospital Municipal de Cuiabá, onde está há quatro anos.
SBQ- Por que decidiu atuar com queimaduras?
Decidi atuar na área primeiramente porque tenho um carinho especial pela cirurgia plástica reparadora e também porque uns anos atrás tive a oportunidade de trabalhar na cruz vermelha internacional e aquele primeiro atendimento do grande queimado com o protocolo ATLS motivou meu interesse de trabalhar com queimados.
SBQ- Quais são os maiores desafios no tratamento a vítimas de queimadura no Estado?
É a primeira vez que participo como presidente da regional da SBQ e um dos meus maiores desafios no tratamento a vítimas de queimadura no estado de Mato Grosso é o tratamento dos pacientes com sequelas de cirurgia plástica que estão na fila de espera.
SBQ- Como a SBQ poderia colaborar para melhorar a questão?
Durante esse período espero contar com o apoio da SBQ para a realização do primeiro mutirão de cirurgia plástica para os pacientes com sequelas de queimaduras em parceria com a sociedade Brasielira de cirurgia plástica que é um projeto que já está em processo no HMC.
Até 2 de abril, qualquer pessoa pode contribuir com sugestão, crítica ou opinião