É hoje: live sobre cuidados sustentáveis e de alta qualidade em queimaduras

- 06/08/2024

Ainda dá tempo de fazer a inscrição para encontro online e gratuito que discutirá modelos de gestão em unidades de tratamento. O evento começa às 19h

A Sociedade Brasileira de Queimaduras e o Instituto Qualisa de Gestão (IQG) se uniram para apresentar, nesta terça-feira (6), uma live sobre cuidados sustentáveis e de alta qualidade em queimaduras. O encontro, gratuito, será pela plataforma Zoom, a partir das 19h. Para assistir, é preciso fazer inscrição prévia. 

“A discussão sobre cuidados sustentáveis em queimaduras é mostrar amplitude. Quer dizer, uma unidade de tratamento de queimaduras, um centro de queimaduras de alta complexidade não é apenas uma unidade técnica, ele é muito mais do que isso. Tem todas as questões ambientais que envolvem recursos humanos, por exemplo. E a soma desses fatores todos é o que produz o resultado de um serviço de boa qualidade, de um serviço sustentável”, observa o médico Flávio Nadruz, que fará a live ao lado de Mara Machado, fundadora e CEO do IQG.

Para ele, o encontro será uma oportunidade de discutir o modelo de gestão, que é muito mais amplo do que o modelo assistencial. “É efetivamente a gestão adequada que vai te definir estas boas práticas do modo amplo e de resultado, como, por exemplo, a relação com os parceiros”, complementa o médico.

Conforme destaca o presidente da SBQ, o médico Marcus Barroso, a qualidade no atendimento de um centro de queimados é de extrema importância, não apenas para o bem-estar dos pacientes, mas também para a eficiência dos processos e a redução de custos. “Ao priorizar a qualidade, a instituição de saúde pode melhorar a experiência do paciente, garantir melhores resultados clínicos e aumentar a satisfação dos profissionais de saúde”, finaliza.

Sobre os palestrantes:

 

 Flávio Nadruz

Cirurgião plástico, é coordenador do CTQ da Irmandade de Misericórdia de Campinas/SP. Coordenador do SIG Queimaduras. Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e membro da Câmara Técnica de Cirurgia Plástica - Núcleo Queimaduras do Conselho Federal de Medicina. É ex-presidente da Sociedade Brasileira de Queimaduras e atual diretor Científico da SBQ Gestão 2023/2024. Também é regente do Capítulo de Queimaduras da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

 

 Mara Machado 

 É fundadora e CEO do IQG – Instituto Qualisa de Gestão. Graduada em Enfermagem pela USP, com especialização em Saúde Pública. Membro da Academia Brasileira de Qualidade – ABQ.

 Responsável Técnica pelo Programa Brasileiro de Segurança do Paciente onde coordena mais de 250 instituições neste programa implementado no Brasil pelo IQG.


 

Outras Notícias

Bancos de tecido começam a realizar captações, processamentos e envio de membrana amniótica após incorporação ao SUS

“Ser grato por continuar vivo colocou em meu coração um propósito de seguir em frente fazendo das cicatrizes uma oportunidade de testemunhar a vida”

Incêndio na COP30 pode ter causa de origem elétrica e reforça alerta já feito anos atrás pela SBQ e Abracopel

Fala, presidente: Rogério Noronha está a frente da SBQ Minas Gerais

Inscrições abertas para o XVI Congresso Brasileiros de Queimaduras 2026

Prazo para pagamento de anuidade 2025 da Sociedade Brasileira de Queimaduras termina em 30 de novembro

Brasil ganha primeiro Laboratório da Pele de Tilápia, instalado na Universidade Federal do Ceará

Rechaud: é preciso regulamentação e campanhas preventivas

Maria Leonor Paiva, segunda vez presidente da SBQ RN

Nova edição da Revista Brasileira de Queimaduras já pode ser acessada

Luana Gaspar foi vítima de um fio desencapado que quase lhe custou a vida

ISBI abre chamada para programa de avaliação de centros de queimados

CampSamba 2025 reuniu 15 crianças vítimas de queimaduras em Pernambuco

Queimaduras entre crianças: um risco subestimado e frequente

SBQ e Cofen conversam sobre Linha de Cuidados em Queimaduras

No Dia da Secretária, SBQ reconhece a importância da atuação de Loraine Derewlany, secretária executiva da entidade

Membrana amniótica já compõe Política Nacional de Doação e Transplantes criada pelo Ministério da Saúde nesta sexta-feira (26)

SBQ participa de Movimento pela Curricularização dos Conteúdos sobre Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos

Fernanda Gazola: “a vida de um sobrevivente de queimaduras é recomeçar todos os dias”

Painel sobre uso da membrana amniótica em pacientes queimados rende elogios