- 27/06/2024
Por dois dias, 160 profissionais do Samu estão sendo treinados por profissionais da Sociedade Brasileira de Queimaduras
O município de Divinópolis, em Minas Gerais, está recebendo, nesta quinta-feira (27) e sexta-feira (28), o Curso Nacional de Normatização de Atendimento do Queimado (CNNAQ), oferecido pela Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ) com a finalidade de ampliar o conhecimento e normas aos especialistas, médicos e equipe multidisciplinar que atendem pacientes com queimaduras, mas que não trabalham com esses pacientes normalmente.
Ao todo, 160 profissionais divididos em duas turmas participarão da capacitação, contratada pelo Consórcio CIS-UURG, empresa responsável por atendimento pré-hospitalar de urgência e transferências (Samu). O território atendido por eles abrange 1.600.000 habitantes e conta com grande estrutura e eficiência de transferência terrestre e aérea, com rede de assistência de média e alta complexidade em construção.
Vale destacar que distante 80km de Divinópolis, o município de Bom Despacho deve receber, em breve, um centro de tratamento de queimados de Alta Complexidade. Sendo assim, uma capacitação como o CNNAQ para a região é de extrema importância.
Divinópolis é a segunda cidade a receber o CNNAQ neste ano. Em abril, a capacitação foi oferecida a 54 profissionais de saúde de Porto Velho (RO). Está prevista uma edição durante o XIV Congresso Brasileiro de Queimaduras, em setembro deste ano, em Belo Horizonte. Porém, quem quiser solicitar o curso para sua cidade pode entrar em contato com a Sociedade Brasileira de Queimaduras e verificar a disponibilidade.