Orgulho de ser SBQ – Eduardo Jorge Dore

- 17/07/2020


Fazer parte de algo em que se acredita. A frase resume o orgulho de pertencer à Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ), entidade que representa a causa de queimaduras no país, buscando não somente a prevenção, mas também a capacitação de profissionais que se dedicam a cuidar de quem, infelizmente, passou pelo trauma da queimadura e precisa de atendimento rápido, eficiente e multiprofissional, em ambiente seguro.

A SBQ, em seus 25 anos, tem buscado promover eventos e capacitações para melhorar, cada vez mais, este atendimento. Realiza, frequentemente, conversas com entidades, na tentativa de promover políticas públicas e melhorias na qualidade de vida do paciente pós-trauma e nas unidades de tratamento a queimados de todo o país. Este trabalho só é possível, há tanto tempo, graças às pessoas que fazem a SBQ: seus diretores e os associados que acreditam na força que a Sociedade tem.

Diante disso, como forma de agradecimento, iniciamos, nesta sexta-feira (17), uma nova série: "Orgulho de ser SBQ". O intuito é apresentar quem abraça esse trabalho. Nesta primeira publicação, o cirurgião plástico Eduardo Jorge Dore, que há 10 anos faz parte da Sociedade Brasileira de Queimaduras.

"Quando concluí meu curso, procurei associar-me, pois vislumbro a obtenção de informações, encontros, diretrizes para o atendimento. Além disso, a divulgação para a população como um todo sobre a prevenção de queimaduras, seja em crianças ou adultos, é importante", conta o profissional que atua com pacientes queimados desde 2009.

“Eu me encantei com o atendimento quando fiz estágio no Hospital do Andaraí. Eu me encantei com a complexidade e a entrega dos profissionais no atendimento, o suporte à família, a resolução dos problemas", complementa.

Hoje, Eduardo Dore trabalha na Unidade de Atendimento a Queimados de João Pessoa, onde chegou em 2012. "Entrei para a equipe de cirurgia plástica do hospital e aqui procuramos ressocializar o paciente queimado. Isso é muito especial, nos motiva a continuar nele", ressalta.

Ele complementa que o apoio da SBQ ajuda a dar continuidade a este atendimento. "E também divulgando informações para a população para evitar que mais acidentes aconteçam", finaliza.