A Liga de Emergência e Trauma da Escola Superior de Ciências da Saúde (LETES/ESCS) da SES/DF, criada em 07 de março de 2005, com sede e foro na cidade de Brasília, Distrito Federal, prontifica-se a realizar eventos sob a responsabilidade de estudantes do 2° ao 6° ano do Curso de Medicina da ESCS, perante a coordenação de um docente da Escola.
Tem como finalidade orientar a população e os estudantes, no geral, acerca da necessidade de prevenção e atuação no atendimento pré-hospitalar e intra-hospitalar ao traumatizado, bem como de propiciar aos participantes as condições ideais para o aprendizado sobre prevenção e atendimento ao trauma e às emergências clínicas. Dessa forma, propõe a realização de um ciclo de palestras, encontros científicos e atividades práticas com o intuito de capacitar os participantes no que diz respeito ao estudo de emergência e trauma.
Averiguando-se o panorama brasileiro de óbitos, as causas externas constituem o segundo fator responsável pelo decaimento populacional, sendo que indivíduos, cuja faixa etária varia de 5 a 39 anos, são o principal grupo de risco de morte por causas violentas. A importância de indivíduos capacitados por meio de atividades educativas sobre a prevenção, avaliação e condutas em situação de emergência é imprescindível. Afinal, a não veiculação de informações sobre o que fazer frente a um acidente e também aos agravos que este pode causar pode gerar um maior índice de mortalidade e morbidade das vítimas.
Saiba mais em: https://www.instagram.com/letes.escs/