Seminário de Queimaduras e CNNAQ são realizados no Mato Grosso

Publicado em 17 de dezembro de 2017

Estado de Mato Grosso recebeu, nos dias 24 e 25 de novembro, o I Seminário Mato-grossense de Queimaduras e o I Curso Nacional de Normatização de Atendimento ao Queimado de Mato Grosso (CNNAQ-MT). O evento, realizado no Centro Universitário de Várzea Grande (Univag), teve como instrutores a presidente da Federacíon Latinoamericana de Quemaduras, Dra. Maria Cristina do Valle Freitas Serra, e o cirurgião plástico Dr. Élson Adorno.

A proposta de ofertar cursos diferenciados no tratamento de queimados partiu do Dr. Elson Adorno, que desejava trazer a formação para profissionais da saúde de Mato Grosso. O curso atendeu 60 pessoas entre acadêmicos, profissionais de enfermagem e médicos. Apesar disso, uma das organizadoras da iniciativa, Vanderléia Neves Delmuti, afirmou que, com o evento, foi verificada a necessidade de maior adesão ao CNNAQ no Estado, com participação, inclusive, da população geral. “Cuidados devem ser imediatos, independente de ser alguém da área da saúde ou não,afirma.

De acordo com a organizadora, no primeiro dia de seminário, quatro palestras se destacaram: Abordagem inicial ao paciente grande queimado, ministrada pela médica Danielle das Nebes Moura; Assistência de enfermagem na admissão hospitalar do paciente queimado, apresentada pela enfermeira Patrícia Ferreia; Coberturas para o tratamento de queimados e indicação da terapia a VAC no tratamento de queimados, pela enfermeira Raquel Lopes dos Reis; e a aula da fisioterapeuta Vanderleia Neves Delmuti, com o tema Infusão controlada de CO2 em Queimaduras.

O segundo dia de evento foi dedicado exclusivamente à realização do CNNAQ. As atividades duraram um total de 16 horas. “Os aprendizes estiveram 100% concentrados, tanto que queriam dar sequência ao curso com um mínimo de intervalo”, conta Vanderléia. Equipes da Liga de Urgência e Emergência da Medicina da Univag realizaram uma pesquisa no local, que atestou que as expectativas dos participantes foram alcançadas.

Com o sucesso do I Seminário Mato-Grossense e I CNNAQ-MT, os organizadores já pensam em organizar um evento maior, como uma jornada ou congresso.


Comente no Facebook

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>