Relato de ação para atendimento à catástrofe do Acre

Publicado em 10 de junho de 2019

A SES/ DF e SBQ concentrou esforços e viabilizou a disponibilização de vagas em três centros de Tratamento de queimados no país para atender as vítimas do Acre.

Conhecedores da complexidade desse tratamento compartilhamos com a Secretária de Saúde do Acre, Dra. Monica Feres, a preocupação no atendimento rápido e adequado por equipe multiprofissional e que precisaríamos contar com apoio de CTQ’s da Rede Integrada do SUS. Agradecemos ao Governo de Goiás, através do secretário de Saúde Ismael Alexandrino e da direção do HUGOL, os quais liberaram vagas e transporte aéreo; ao Gerente Assistencial da Fhemig, do hospital JOÃO XXIII / BH, Dr. Marcelo Lopes, que acionou Plano de Catástrofe para acolher o máximo de pacientes naquela Unidade; à SES do DF através da UTQ/HRAN recebendo pacientes adultos.

Agradecemos ainda a diretoria da SBQ, aos presidentes e coordenadores de Regionais que avaliaram a possiblidade e comprometimento em entender a Catástrofe ocorrida em Cruzeiro do Sul e esmeraram-se no acolhimento de todos os 17 pacientes vitimados nessa tragédia que contaram com o acolhimento local dos médicos Dr. Webel, diretor de hospital regional de Rio Branco, doutores Renato e Ozy do hospital de Cruzeiro do Sul, além da Central de Regulação do Acre, Dra. Paula e Enf. Graça.

Estamos também recebendo apoio e decisão governamental através do Gabinete de Segurança institucional da Presidência da República, em que as Forças Armadas foram acionadas e estão providenciando logística aérea com aeronaves adequadas, não pressurizadas para transporte dos pacientes.

Aguardemos a conclusão desta operação que já está ocorrendo ao longo da noite de domingo.

Dr. José Adorno
Chefe da Unidade de Queimados HRAN
Presidente da SBQ


Comente no Facebook

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>