Presidente da SBQ é convidado para falar sobre a segurança do paciente no Ministério da Saúde

Publicado em 17 de setembro de 2019

Neste Dia Mundial da Segurança do Paciente, data comemorada em 17 de setembro, o presidente da SBQ (Sociedade Brasileira de Queimaduras), Dr. José Adorno, foi convidado pelo Ministério da Saúde para comentar sua experiência como profissional da saúde na qualidade da segurança do paciente. Durante o encontro, transmitido online via internet, o representante da entidade fez uma reflexão sobre o risco que os hospitais oferecem aos pacientes, além de sua função de tratar os usuários. “Precisamos despertar diariamente a cultura da segurança, é de fundamental importância para diminuirmos perdas de vidas”, destacou.

Segundo o presidente da SBQ, é essencial trabalhar mediante protocolos adequados e comunicação efetiva para que o cuidado individual dos pacientes seja realizado com processos e rotinas mais seguras. “Nosso objetivo é alertar para mitigar eventos adversos. Para isso, é necessário investir na formação de equipes comprometidas e desenvolver um conjunto de medidas práticas, desenhados e co-produzidos por equipes multidisciplinares”, finaliza.

Dr. Adorno reforça que, alguns dias após o incêndio que atingiu o hospital Badim, na Tijuca, no Rio de Janeiro, este é o momento de repensar sobre os planos de evacuação para diferentes catástrofes que podem atingir empreendimentos que recebem grande circulação de pessoas, principalmente, os hospitais – onde muitas pessoas se encontram com mobilidade reduzida.


Comente no Facebook

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>