Palestrantes de notoriedade nacional e internacional são destaques do XI CBQ

Publicado em 13 de março de 2018

O XI Congresso Brasileiro de Queimaduras (CBQ) está chegando. O evento, com o tema O futuro chegou. E agora?, representa o anseio da Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ) na busca constante por inovação e disseminação de conhecimentos. Por isso, de 9 a 12 de maio, na cidade de Foz do Iguaçu, o XI CBQ recebe convidados de renome nacional e internacional. Nesta edição, os congressistas poderão participar do primeiro curso da Internacional Society of Burn Injuries (ISBI) e do Workshops Hands On, além de aproveitar da rica grade científica com especialistas de todo o país.

Entre os palestrantes do CBQ 2018 está o cirurgião plástico Cássio Maurício Iannuzzi Amâncio, que irá moderar a Sessão de Temas Livres. O médico é conselheiro fiscal da SBQ, na gestão 2017/2018, e coordenador médico do Ambulatório de curativos e Cirurgia Plástica do Hospital Vera Cruz de Campinas, São Paulo.

Encarregada pela moderação de Fonoaudiologia e Fisioterapia no Paciente Queimado, a fisioterapeuta Marilene de Paula Massoli é uma das convidadas especiais. “Reabilitar queimados é diariamente se antecipar às suas disfunções. Enxergar sempre a profundidade e não se deixar enganar pela superfície”, diz. A fisioterapeuta é professora na Universidade Fumec, de Belo Horizonte, e membro da Comissão de Fisioterapia da SBQ.

Outra presença garantida no evento é a cirurgiã plástica Rutiene Maria Giffoni Rocha de Mesquita, presidente da SBQ regional Roraima. Segundo ela, a atualização dos saberes e troca de conhecimento científico são cruciais para o melhor atendimento de pacientes. “Porém, é imprescindível que esse trabalho seja permeado pela compaixão, pelo saber ouvir, para que possamos conhecer o indivíduo que existe por trás da ferida”, acrescenta.

O fisioterapeuta e doutor em Biologia Celular e Desenvolvimento, Juliano Tibola, que também é vice-presidente da Associação Brasileira de Fisioterapia Dermatofuncional (Abrafidef), palestrará sobre Recursos Terapêuticos no Tratamento Cicatrial. Tibola também discorrerá a respeito da Associação do Plasma Rico em Plaquetasmatriz de regeneração e células-tronco mesenquimais da derme.

Participação internacional

Como supracitado, neste ano a SBQ traz uma novidade para o Congresso Brasileiro de Queimaduras. Os congressistas poderão participar do primeiro curso da Internacional Society of Burn Injuries (ISBI) de atendimento ao queimado no Brasil.

Seis palestrantes internacionais foram convidados especialmente para a ocasião. O Módulo 1, com o tema Tratamento não cirúrgico das cicatrizes, será ministrado pelos professores Jonathan Niszczak (EUA) e Ingrid Parry (EUA). Abordando o Manejo e Suporte Metabólico, o professor William Norburry (EUA) é responsável pelo Módulo 2.

Em seguida, os palestrantes Naiem Moiemen (Inglaterra) e Yvonne Wilson (EUA) discorrerão sobre o Tratamento cirúrgico de queimadura. No Módulo 4, Michael Serghiou (EUA) tratará do tema Órteses e Posicionamento.

O curso terá certificação da ISBI, além de material didático em inglês ou espanhol. Cada participante poderá participar de três módulos das quatro opções propostas. Sócios do CBQ e Federación Latinoamericana de Quemaduras (Felaq) são isentos da taxa de inscrição, equivalente a R$ 50, mas devem se inscrever antecipadamente para garantir a vaga.

A América Latina também comparece em peso. Os convidados Ariel Miranda (Argentina), Enrique Lee (Chile), Alberto Bolgiani (Argentina) e Ricardo Roa (Chile) compõem a programação ao longo do segundo dia do Congresso.


Comente no Facebook

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>