Uso de tecidos alógenos e papel dos CTQs serão abordados no projeto Trilha do Conhecimento

- 21/09/2020


Eles são os próximos artigos a serem publicados, nesta terça-feira (22), na biblioteca virtual

Nesta terça-feira (22), mais dois artigos serão publicados e disponibilizados na biblioteca virtual, dentro do projeto Trilhas do Conhecimento. Lançado pela Sociedade Brasileira de Queimaduras, neste mês de setembro, está sendo realizado em parceria com a empresa Efe. O tema central é o grande queimado. Nesta semana, serão abordados o uso do tecido alógeno e o papel dos centros de tratamento de queimados. 

Um dos artigos, assinado pelos médicos Pablo Pase e Bruno Alcântara, fala sobre o enxerto de tecido alógeno. “Ele é uma das grandes alternativas que temos para tratamento dos grandes queimados. A pele alógena permite que a gente faça a cobertura temporária com resultado bom e diminuindo a repercussão clínica. A literatura já mostra que diminui a taxa de infecção. Também diminui os custos”, elenca o cirurgião plástico Bruno Alcântara.

Ele observa, porém, que ainda há muitos desafios para serem superados até que exista oferta suficiente de pele doada e locais para que o transplante possa ser feito. “Precisamos de autorização da família do paciente e as pessoas ainda têm certo receio de que a retirada de pele do ente querido cause muito impacto visual. Também temos poucos bancos de pele e poucos locais credenciados para fazer o procedimento”, comenta. 

Além do artigo, o cirurgião Pablo Pase vai disponibilizar um vídeo mostrando como funciona a técnica do aloenxerto, apontando desde a chegada da pele, embaladas, até a aplicação no paciente. 

O outro artigo, assinado pelo presidente da SBQ e cirurgião plástico, José Adorno, e pelo cirurgião plástico Fabiano Calixto, responsável pelo CTQ do Hugol (GO), abordará o papel dos CTQs no tratamento do grande queimado. 

 “Vamos enfocar desde o aspecto histórico, passando pela importância desses locais e, também, sobre a importância da abordagem multidisciplinar, dados e indicadores que possam melhorar o atendimento dos queimados nessas unidades”, destaca Fabiano. 

Segundo José Adorno, o artigo é um direcionamento para estudo sobre o papel dos CTQs. “O assunto não se esgota ali. Mas vamos mostrar a importância dos CTQs não somente para o atendimento às vítimas de queimaduras, mas também para prevenção, reabilitação e direcionamento desses pacientes após a alta”, frisa. 

Todo o material do projeto Trilha do Conhecimento ficará disponível na Biblioteca Virtual da SBQ. Para os não sócios, o acesso poderá ser feito apenas neste mês de setembro. Para os sócios, o conteúdo ficará sempre disponível. 

Passo a passo de acesso:

1.    Entre no site da SBQ;

2.    Na opção “Materiais”, clique em “Biblioteca virtual”;

3.    Se não for sócio, escolha entre as categorias de Não-Sócio Médico ou Não-Sócio Outros Profissionais;

4.    Preencha o seu cadastro;

5.    Agora, é só preencher o login e senha.

6.    Se já for sócio da SBQ, entre com seu login e senha.