SBQ assina declaração conjunta para o Dia Mundial da Segurança do Paciente

- 17/09/2020


Tema deste ano diz respeito à segurança do trabalhador da saúde

A Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ) assinou, junto a outras 36 entidades, uma declaração sobre o Dia Mundial da Segurança do Paciente, em 17 de setembro. Em 2020, a Organização Mundial de Saúde (OMS) lança a campanha mundial com o tema Segurança do trabalhador da saúde: uma prioridade para a segurança do paciente. A temática torna-se ainda mais relevante neste ano em que a pandemia de coronavírus colocou o mundo inteiro em alerta. 

“Essa pandemia foi a oportunidade de ver que, mesmo seguindo todas as normas, ainda há possibilidade de contaminação da equipe. Por isso, é importante essa discussão, para que se trabalhe com rotinas que aumentem a qualidade e deem mais segurança para pacientes e profissionais”, ressalta o presidente da SBQ, José Adorno.

Os dados mais recentes, divulgados pelo Ministério da Saúde, apontam que, desde o início da pandemia, pelo menos 226 profissionais morreram e outros 257 mil foram infectados em razão do novo coronavírus. As categorias mais vitimadas foram as de técnicos e auxiliares de enfermagem, médicos e enfermeiros.

Data - O tema do Dia Mundial da Segurança do Paciente 2020 leva a OMS a apontar direcionamentos para as ações de seus Estados membros, igualmente aplicáveis a gestores e líderes da área da saúde.

Entre eles estão: conciliar programas de segurança do trabalhador da saúde com os programas de segurança do paciente; implementar o Programa Nacional de Saúde Ocupacional para os trabalhadores da saúde; proteger os trabalhadores da saúde da violência e da discriminação; melhorar o seu bem-estar mental e segurança psicológica;  proteger os trabalhadores da saúde de riscos físicos e biológicos iminentes nos ambientes de trabalho.

Em razão da data, o Cristo Redentor e os Arcos da Lapa, ambos no Rio de Janeiro, deverão ser iluminados na cor laranja, segundo informações da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro. As entidades também convidam a todos para fazer imagens vestindo alguma peça laranja como forma de ressaltar a importância da segurança do paciente e de seus profissionais.

CUIDADOS - No documento assinado pela SBQ, as entidades deixam claro que infecções e mortes, assim como outros problemas que ocorrem em ambiente hospitalar, poderiam ser evitados com medidas como a disponibilização de equipamentos de proteção individual, treinamentos de equipes, ambientes de cuidado e processos de trabalho adequados ao tratamento dos pacientes.

Segundo José Adorno, pesquisas apontam que os eventos adversos que acontecem com o paciente ou profissional durante o tratamento têm custo alto. “No livro Errar é humano fala-se justamente sobre isso. Descobriu-se que esses eventos adversos causavam 7% de disfunções permanentes em pacientes e a taxa de mortalidade chegava a 14%, isso na década de 2000”, frisa o médico.

A segurança do paciente é um dos seis atributos da qualidade do cuidado. Os protocolos básicos de segurança do paciente são instrumentos para implantação das ações em segurança do paciente. A Portaria GM/MS nº 1.377, de 9 de julho de 2013, e a Portaria nº 2.095, de 24 de setembro de 2013, aprovam os protocolos básicos de segurança do paciente.

“Não existe, ainda, um protocolo específico para as unidades de atendimento a queimados, precisamos adaptar, como já foi feito no Hospital Regional da Asa Norte, em Brasília. Por exemplo, o protocolo referente à queda. Temos de fazer adequações de escala, pois não são as mesmas de um paciente geral”, explica José Adorno.

Os protocolos básicos envolvem a correta identificação do paciente; segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos; melhor comunicação entre profissionais; cirurgia segura; prática de higiene nas mãos e prevenção de quedas.

Outras Notícias

Inscrições abertas para o III Meeting de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Crefito-10

Maquiagem terapêutica será tema do SIG Queimaduras desta quarta-feira (17)

No Dia do Infectologista, SBQ fala da atuação deste profissional nos CTQs

Minas Gerais acaba de credenciar mais dois CTQs de alta complexidade

Porto Velho recebe CNNAQ, curso promovido pela SBQ

SBQ recebe homenagem em evento da Abracopel

Representante da SBQ participa de evento de queimaduras da Asia Pacific Burn Association

SIG Queimaduras desta quarta-feira (3) fala sobre desafios da motricidade orofacial na fase aguda

SBQ é signatária em campanha vinculada ao Pacto Nacional pela Primeira Infância, promovida pelo CNJ

EU VENCI – A positividade de Adrielle Macedo move o mundo em sua volta

Após votação em assembleia, Estatuto da SBQ terá duas alterações

SIG Queimaduras desta quarta-feira (27) abre discussão para a importância do atendimento pré-hospitalar

Ideação suicida e queimadura é tema do SIG Queimaduras desta quarta-feira (20)

Acidentes domésticos será tema da campanha Junho Laranja 2024

SBQ isenta pagamento de anuidade do período da pandemia

SBQ conta com 11 mulheres em posições de liderança

Parceria entre SBQ e Abracopel rende bons frutos no caminho da prevenção

EU VENCI – Da dor, Fernanda Nogueira tira forças para promover a prevenção

Comitês apoiam SBQ na construção do processo de atendimento integral à saúde de pacientes queimados

SBQ abre cadastramento para ligas acadêmicas das áreas de saúde