Junho Laranja deu mais visibilidade às vítimas de queimaduras

- 30/06/2020

A campanha deste ano contou com mobilização de todos os setores da sociedade


A Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ) encerra a campanha Junho Laranja deste ano com a sensação de dever cumprido. Apesar da batalha ainda ser grande, a sociedade, parceiros, apoiadores, profissionais da saúde, imprensa e associados da SBQ tiveram um importante papel de engajamento na divulgação de conteúdo de prevenção e cuidados com queimaduras.  

“Conseguimos dar visibilidade, produzir boas postagens e tivemos muita mobilização. Falamos de queimadura com foco em prevenção, mas sempre destacando a importância dos centros de queimados do País e da política de queimaduras”, destaca o presidente da SBQ, José Adorno.

A Sociedade participou de diversas atividades de trocas de conhecimento, focando em prevenção, tratamento, reabilitação e vários outros tópicos sobre o tema, com profissionais do país inteiro. Como resultado de um dos encontros, foi possível criar uma agenda junto ao Ministério da Saúde para alinhar e dar visibilidade à importância das peles alógenas.

“Avançamos bastante em relação à política do banco de peles. Participamos de uma vistoria online e conseguimos a liberação do banco de pele de Ribeirão Preto/SP”, conta Adorno. Agora, o Brasil conta com cinco bancos de peles.

Mais um ponto que merece comemoração é em relação à iluminação, em cor laranja, de monumentos em Brasília, Natal, Belo Horizonte e Goiânia. A conquista foi da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Prevenção de Queimaduras e Atenção Global ao Paciente Queimado, presidida pelo deputado federal Roberto de Lucena (Podemos/SP).

“As pessoas com queimaduras merecem nosso respeito e nosso abraço, por isso a simbologia adotada pelo Congresso Nacional é tão importante. Precisamos mostrar nosso apoio a essa causa”, observou Roberto de Lucena.

A campanha também teve o apoio do Amal Shriners, um braço do Shriners International no Brasil, instituição sem fins lucrativos que tem por objetivo tratar crianças em quatro especialidades: queimaduras, ortopedia, lesão na coluna e lábios leporinos e fissura palatina. Ainda, contamos com importantes parceiros, como: organizações não governamentais, entidades representativas de classes e de setores da sociedade civil, órgãos de governo, empresas que comercializam produtos voltados para tratamentos de feridas e novas tecnologias e pessoas que simpatizam com a causa.

Todos unidos no mesmo propósito: evitar que aumente o número de acidentes com queimaduras e oferecer àqueles que já sofreram uma melhor qualidade de vida.

Balanço do mês

Neste ano, a campanha Junho Laranja da Sociedade Brasileira de Queimaduras ganhou o tema Com fogo não se brinca, com foco no público infantil, mas sem deixar de alertar a população como um todo.

A campanha foi amplamente divulgada nas redes sociais, com materiais para a sociedade e para profissionais da saúde. Tudo o que foi produzido neste período pode ser encontrado no portal da SBQ, Instagram, Facebok, Twitter e Youtube.  Além disso, a imprensa procurou a SBQ em 48 entrevistas foram dadas para rádio, televisão, impresso e veículos online.

Nos estados, o trabalho dos presidentes das regionais e dos associados foi essencial para o mês produtivo. Por outro lado, o trabalho se tornou ainda mais intenso devido à pandemia pelo coronavírus que o mundo enfrenta, o que contribuiu para o aumento do número de acidentes com queimaduras, já que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou a comercialização do álcool líquido 70% para material combatente à Covid-19.

Desde o início da pandemia, os centros de tratamento de queimados do Brasil atualizam uma lista, gerenciada pela SBQ, com a quantidade de internados devido a acidentes com queimaduras por uso de álcool 70%. Até o momento (30/06), 387 casos foram contabilizados no país, ascendendo o alerta para se manter, com ainda mais força, as campanhas de prevenção para os riscos com fogo, álcool e demais vetores de queimaduras.

Outras Notícias

Inscrições abertas para o III Meeting de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Crefito-10

Maquiagem terapêutica será tema do SIG Queimaduras desta quarta-feira (17)

No Dia do Infectologista, SBQ fala da atuação deste profissional nos CTQs

Minas Gerais acaba de credenciar mais dois CTQs de alta complexidade

Porto Velho recebe CNNAQ, curso promovido pela SBQ

SBQ recebe homenagem em evento da Abracopel

Representante da SBQ participa de evento de queimaduras da Asia Pacific Burn Association

SIG Queimaduras desta quarta-feira (3) fala sobre desafios da motricidade orofacial na fase aguda

SBQ é signatária em campanha vinculada ao Pacto Nacional pela Primeira Infância, promovida pelo CNJ

EU VENCI – A positividade de Adrielle Macedo move o mundo em sua volta

Após votação em assembleia, Estatuto da SBQ terá duas alterações

SIG Queimaduras desta quarta-feira (27) abre discussão para a importância do atendimento pré-hospitalar

Ideação suicida e queimadura é tema do SIG Queimaduras desta quarta-feira (20)

Acidentes domésticos será tema da campanha Junho Laranja 2024

SBQ isenta pagamento de anuidade do período da pandemia

SBQ conta com 11 mulheres em posições de liderança

Parceria entre SBQ e Abracopel rende bons frutos no caminho da prevenção

EU VENCI – Da dor, Fernanda Nogueira tira forças para promover a prevenção

Comitês apoiam SBQ na construção do processo de atendimento integral à saúde de pacientes queimados

SBQ abre cadastramento para ligas acadêmicas das áreas de saúde