Comitê de fisioterapia da SBQ realiza live

YD Comunicação - 26/11/2020

Encontro contou com a experiência profissional de três fisioterapeutas que falaram sobre o atendimento a pacientes queimados

A live realizada na noite desta quarta-feira (25), no instagram da Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ), foi marcada pelo encontro entre os fisioterapeutas e integrantes do Comitê de Fisioterapia da SBQ, Juliano Tibola, Denise Rabelo e Helena Caetano. Eles falaram sobre as perspectivas atuais e futuras do fisioterapeuta no tratamento das queimaduras. 

No primeiro momento, Juliano Tibola e Helena Caetano debateram a importância do fisioterapeuta na sala de emergência dos hospitais. Ela ressaltou que a recomendação de que as Unidades de Tratamento de Queimados (UTQs) tenham o profissional pelo menos 24 horas ainda não é uma realidade no Brasil.  Somente os hospitais dos grandes centros, onde se tem residência, tem essa realidade. “É trabalho de formiguinha deixar o fisioterapeuta na sala de emergência 24h, mas está acontecendo. Apesar de estar longe da quantidade ideal”, afirma.

Sobre o atendimento na emergência, Helena destacou que na chegada do paciente, a preocupação do fisioterapeuta é estar atento às vias aéreas ou trauma térmico direto de vias aéreas superiores e ao posicionamento do paciente, que deve estar com os membros elevados. Ela ressaltou que uma equipe treinada é fundamental para que o paciente tenha uma chance de um prognóstico futuro.

Helena falou, ainda, sobre como lidar com o paciente queimado no hospital e as barreiras para tirá-lo do leito e mobilizar, como a dor, os acessos invasivos, troca até duas vezes por dia, uso de infusão do medicamento. “Quanto mais tempo restrito ao leito, piores as sequelas e maior vai ser a mortalidade. No universo das queimaduras cada paciente é único”, destaca.

Perguntada sobre a dor do paciente queimado, Helena explicou a diferença da analgesia e da sedação e destacou que o paciente precisa ser reavaliado dia após dia, porque cada um responde a dor de um jeito. “Traçar uma estratégia para que ele não sinta dor, mas também não fique chumbado. Para que a gente consiga progredir todo dia sem dar passos para trás”, destacou.

No segundo momento, Juliano e Denise falaram sobre o tratamento de queimados na enfermaria. Segundo ela, nesse momento, o fisioterapeuta pensa em função e avalia alguns aspectos que possam mostrar o risco de algumas contraturas. Como menos fatores atrapalham, diferente da UTI, é possível pensar melhor em uma mobilização precoce, medida que ajuda a evitar uma série de complicações e deformidade em algumas articulações.

Denise também falou sobre pacientes com enxertos e quando há ou não a necessidade de fazer o procedimento. Falou, ainda, sobre o repouso após o procedimento e destacou os membros que demandam mais atenção após a cirurgia. “Em dez anos, a conduta mudou bastante. O protocolo tem evoluído muito, com base, inclusive, nessa experiência multiprofissional”.

Durante a live, os profissionais responderam perguntas e deram dicas para fisioterapeutas se aperfeiçoarem no tratamento de pacientes queimados. Tibola lembrou das pequenas lesões de queimaduras, que também merecem atenção. Ele falou sobre alguns tratamentos e lembrou que a fotobiomodulação é o que há de mais moderno e tem apresentado melhores resultados no tratamento.

Projetos – Juliano Tibola, Helena Caetano e Denise Rabelo falaram sobre a importância do projeto Trilha do Conhecimento da SBQ. Eles são autores do artigo intitulado Reabilitação multiprofissional em grande queimado. O material trata a reabilitação do queimado desde a admissão na emergência até o momento que sai do hospital e vai para o tratamento ambulatorial. “Cada um trabalhando na sua área de maior experiência. O resultado da construção conjunta ficou muito enriquecedor”, destacou Helena. 

Os profissionais falaram sobre a Revista Brasileira de Queimaduras (RBQ) e convidaram os fisioterapeutas a enviar artigos para a revista. Denise deixou um canal aberto para os colegas fisioterapeutas enviarem sugestões e demandas para o Comitê.

Juliano contou que vem novidade para 2021. Será um curso de capacitação para fisioterapeutas. “Vai ser bem bacana e vai movimentar quem quer estudar mais um pouquinho”, afirmou.   

Para quem não conseguiu assistir ou quer rever a live, a gravação está disponível no IGTV do instagram da SBQ.