Farinha de trigo ajuda na queimadura? Cuidado com os boatos da Internet!

Publicado em 12 de agosto de 2018

Correntes de mensagens na Internet são muito populares nos dias de hoje, mas é preciso tomar muito cuidado com certas informações, principalmente aquelas envolvendo a saúde. Tratamentos caseiros para queimaduras enquadram-se entre os boatos que podem causar grandes problemas.

Um texto erroneamente atribuído ao Hospital Geral de Caxias do Sul (RS) circulou pelas redes sociais recomendando farinha de trigo para tratar queimaduras. “Lembre de pôr a parte queimada diretamente na farinha, não enxague em água fria primeiro. Direto na farinha por dez minutos e você experimentará este milagre”, termina a mensagem.

Para o presidente da Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ), o dr. Luiz Molina Vana, o conselho não passa de um boato. “Não ajuda em nada”, diz. Outras substâncias como manteiga e pasta dental também são inúteis para curar queimadura, segundo o especialista. “Podem piorar o ferimento, além de causar muita dor ao serem removidos quando a queimadura for examinada”, esclarece.

O que realmente fazer quando houver uma queimadura
Ao contrário do que dizia a mensagem falsa, o correto é lavar o ferimento com água em temperatura ambiente. Em seguida, deve-se cobrir a pele queimada com um pano limpo e procurar ajuda em um pronto-socorro.

O socorrista fará o curativo adequado, de acordo com o Dr. Luiz. “Mesmo as queimaduras pequenas podem ser graves”, alerta o médico. 


Comente no Facebook

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>