Excelência na programação científica e várias novidades marcam o XI CBQ

Publicado em 24 de maio de 2018

O XI Congresso Brasileiro de Queimaduras (CBQ) foi realizado entre os dias 9 e 12 de maio, no Mabu Thermas Gran Resort, em Foz do Iguaçu (PR). O CBQ é o evento científico mais importante da Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ) e, nesta 11ª edição, a SBQ promoveu, mais uma vez, a discussão de temas pertinentes e atuais no tratamento de queimaduras.

Com a presença de eminentes profissionais da área da saúde, o evento que teve como tema O futuro chegou, e agora? contou com 800 inscritos e o maior número de convidados do hemisfério norte, em virtude do primeiro curso da Internacional Society of Burn Injuries (ISBI) de atendimento ao queimado. “Em 2017 realizamos a X Jornada Brasileira de Queimaduras, que foi um grande sucesso, e o retorno obtido nos encorajou a seguir o caminho em que apostamos”, declarou o presidente da SBQ, Dr. Luiz Philipe Molina Vana, durante solenidade de abertura do congresso.

Seis palestrantes internacionais foram especialmente convidados para engrandecer ainda mais o evento. Dentre eles, os professores americanos Jonatham Niszczak, Ingrid Parry, William Norburry e Michael Serghiou, que integraram o curso ISBI ao lado dos britânicos Naiem Moiemen e Ivonne Wilson.

Para alcançar a excelência na programação científica do XI CBQ, como explicou Molina, foram implementados novos conceitos nos eventos da Sociedade, como as moderações imediatamente após as apresentações. Além disso, a criação dos Workshop Hand On, um sucesso instantâneo, proporcionou experiência prática para os participantes e certificou a busca pela valorização na qualidade científica na instituição.

Atividade paralela do XI CBQ, o I Congresso do Cone Sul de Queimaduras e Feridas abordou o tema Da Célula Tronco ao Tecido: uma abordagem da fronteira da ciência na regeneração tecidual. As atividades, realizadas durante o dia 11 de maio, oportunizaram a atualização para os profissionais da área com palestrantes da Argentina, Chile, México e também do Brasil. “A ideia, proposta pelo professor Maurício Pereima, discute pela primeira vez de forma bastante aprofundada a ciência por trás das queimaduras. Um marco na história de nossos congressos”, destacou Molina.

Pré-Congresso
A SBQ preparou rica programação de pré-congresso para os participantes que chegaram a Foz de Iguaçu antes da abertura oficial do CBQ. Os cursos, que duraram das 9 às 18 horas, discutiram o Biofilme em Queimaduras e a Assistência de Enfermagem em Queimaduras. Na ocasião, os congressistas tiveram a oportunidade de participar do Curso Nacional de Normatização de Atendimento ao Queimado (CNNAQ), que oferece conhecimento e normas aos que têm oportunidade de realizar o primeiro atendimento a qualquer pessoa com queimaduras.

Logo da SBQ
Durante solenidade de abertura, o presidente da SBQ apresentou o novo logo que renovará a identidade visual da Sociedade. Na apresentação, ele convidou os membros da diretoria da Sociedade para descerrar o painel que cobria o logo da Instituição e afirmou estar orgulhoso da configuração. A atualização do símbolo é um projeto iniciado na gestão do Dr. Leonardo Rodrigues da Cunha, entre os anos 2015 e 2016, e concluído em 2018.

Conquistas
Molina ainda aproveitou a oportunidade para apresentar novidades e medidas da sua gestão. Destacou o desenvolvimento de nova Cartilha de Prevenção da SBQ, feita em parceria com o Núcleo de Proteção aos Queimados (NPQ), Instituto Pró-Queimados (IPQ) e o Instituto de Apoio ao Queimado (IAQ). A cartilha foi padronizada e, quem desejar, pode fazer o download no site sbqueimaduras.org.br. “Nos esforçamos para estreitar laços com os nossos parceiros (NPQ, IPQ e IAQ) valorizando um caminho de dupla via”, revelou.

Também na gestão de Molina foi lançado o aplicativo Queimei, com o objetivo de ajudar vítimas de queimaduras, orientando o que fazer e para onde ir após um acidente. A Sociedade desenvolveu, ainda, o website de prevenção Queimadura nunca mais – um espaço com depoimentos de várias personalidades e informações sobre primeiros socorros e ações preventivas, que pode ser acessado no queimadurasnuncamais.org.br. Outra grande novidade da SBQ é a criação do Portal do Voluntariado, uma iniciativa que irá reunir ONGs em torno de uma agenda comum para o beneficio do paciente queimado.

Além disso, foram apresentadas atualizações do site oficial da SBQ, com dados epidemiológicos das queimaduras junto ao SUS. O presidente anunciou e demonstrou em assembleia mudanças na gestão financeira com a redução expressiva dos custos mensais. “A redução está levando a SBQ a uma saúde financeira invejável”, garantiu.

Galeria
Confira as fotos do XI Congresso Brasileiro de Queimaduras: www.flickr.com/photos/157174242@N05/albums/


Comente no Facebook

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>