Dra. Maria Thereza Sarto Piccolo

Publicado em 5 de agosto de 2013

Diretora do Núcleo de Proteção aos Queimados, que oferece um acompanhamento integrado e multiprofissional a vítimas de queimaduras de todo o país, a dra. Maria Thereza Sarto Piccolo é uma entusiasta da área desde os tempos de estudante. Seu pai, o médico e professor de Farmacologia Nelson Piccolo, foi o fundador do Pronto Socorro para Queimaduras, em Goiânia (GO), onde ela atua com a mãe, que é administradora, os irmãos, Mônica e Nelson Piccolo, e os filhos Ricardo e Silvia. Em breve, a dra. Thereza Piccolo também deve acolher no quadro de especialistas mais quatro sobrinhos, estudantes da área no Brasil e no exterior.

Graduada em Medicina pela Universidade Federal de Goiás, especialista em Nutrologia (ABRAN), com pós-graduação em Administração Hospitalar (Faculdade São Camilo / RJ), em Medicina Estética (Faculdade Souza Marques / RJ) e em Dermatologia (Instituto Carlos Chagas e Serviço de Dermatologia de Volta Redonda / RJ), a dra. Thereza Piccolo tem ainda Doutorado em Farmacologia (USP) e Pós-doutorado em Patologia (Universidade de Michigan / EUA). Mas mesmo absorvida por infindáveis demandas profissionais e acadêmicas, não deixou de se envolver nas questões corporativas que envolvem as queimaduras no Brasil.

Em 1990, foi convidada para integrar o SIPAC-Queimados, dentro da Câmara Técnica do Ministério da Saúde para a Alta Complexidade. Com a participação de representantes de vários serviços brasileiros, esses encontros culminaram com um estatuto, registrado em 1995, que marcaria o início das atividades da SBQ. “O que me motiva é a oportunidade de participar desse processo que nos faz crescer a cada dia e, acredito, nos faz ser melhor para o mundo”, avalia a especialista. “Trabalhar com pacientes queimados nos revela a capacidade humana de se reinventar diante do inesperado, da dor, da perda, da morte e, a melhor parte, do renascimento”, completa.

Além de se multiplicar, para trabalhar no Pronto Socorro para Queimaduras em Goiânia e no Hospital Nelson Piccolo, em Brasília, a dra. Thereza Piccolo dirige o Núcleo de Proteção aos Queimados, que atua principalmente em quatro frentes: a prevenção de queimaduras com atividades em escolas do Ensino Fundamental, a oferta de cirurgias reconstrutoras a pacientes sequelados, o apoio psicológico e psiquiátrico a sobreviventes e familiares, e o Projeto Thez, que ensina maquiagem corretiva profissional para tornar as cicatrizes menos presentes na relação interpessoal.


Comente no Facebook

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>