Dr. Marilho Tadeu Dornelas

Publicado em 3 de junho de 2013

dr-MarilhoTadeuDornelasSócio fundador da SBQ, o cirurgião plástico Marilho Tadeu Dornelas teria mesmo poucas chances de se dedicar à outra área da medicina. Quando retornou da Espanha, em 1995, onde cursou Residência em Cirurgia Plástica na Clinica Planas, de Barcelona, foi imediatamente influenciado pela irmã, Marília de Pádua Dornelas Corrêa, e pelo amigo, Cleber Mauricio Gonçalves, ambos cirurgiões plásticos e ligados ao tratamento de queimados. O passo seguinte, naturalmente, seria retornar à instituição onde se graduou em Medicina, a Universidade Federal de Juiz de Fora, para ingressar, como profissional, no Serviço de Cirurgia Plástica do HU, para onde as vítimas de queimaduras de toda a região da Zona da Mata Mineira são encaminhadas.

“A assistência ao paciente queimado exige uma dedicação integral do profissional médico, não só na fase aguda como no tratamento das sequelas. Como não contamos com um CTQ no HU da UFJF, temos inclusive nos dedicado mais ao tratamento das sequelas cicatriciais”, destaca o especialista que se tornou um grande mobilizador pelo avanço da cirurgia plástica e da assistência aos queimados na região, tendo realizado este ano a Jornada de Cirurgia Plástica da Zona da Mata Mineira.

Especialista em Cirurgia Plástica pelo Hospital Geral de Bom Sucesso, no Rio de Janeiro e Mestre em Saúde Brasileira pela UFJF, o dr. Marilho já assumiu importantes funções, como professor convidado da Faculdade de Medicina da UFJF, preceptor da Residência Médica em Cirurgia Plástica no HU da UFJF, chefe do Serviço de Cirurgia Plástica da Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora e diretor da clínica Plastic Center, onde permanence atuando. No âmbito institucional, foi eleito tesoureiro, vice-presidente e presidente da Regional Minas Gerais da Sociedade Brasileira de Queimaduras, diretor científico do Dpto de Cirurgia Plástica da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Juiz de Fora, é membro fundador da FELAQ e associado da ISBI, a International Society for Burn Injuries.

Associado Destaque: Maio/2013


Comente no Facebook

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>