A relação entre o fisioterapeuta Juliano Tibola e a Sociedade Brasileira de Queimaduras é tão intrínseca que precede sua estreia no mercado de trabalho. Em 1997, ainda estudante de graduação, ele já acompanhava o primeiro Congresso Brasileiro de Queimaduras, em Goiânia. Desde então, o dr. Juliano já foi membro do Conselho Fiscal (2009-2010), Diretor Executivo da SBQ (2011-2012) e vice-presidente do VIII Congresso Brasileiro de Queimaduras. Hoje, integra o Corpo Editorial da Revista Brasileira de Queimaduras e participa da atual gestão como 2º Tesoureiro.
Paralelamente às atividades institucionais, cursou especialização em Reeducação de Funções Músculo Esqueléticas pela ULBRA e mestrado em Saúde Pública pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), além de ser especialista em Fisioterapia Dermatofuncional pelo COFFITO. Como profissional, se divide entre a Clínica Escola de Fisioterapia da UDESC, onde atende pacientes ambulatorialmente, a Coordenação de Eventos na Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade, também da UDESC, e a docência, sendo professor de graduação na UnoChapecó e em vários cursos de pós-graduação.
O segredo, para corresponder a uma agenda sempre exigente, é a motivação permanente, advinda dos resultados que a fisioterapia – aliada a um competente trabalho multiprofissional – proporciona aos pacientes queimados. “É uma satisfação imensa perceber os ganhos de funcionalidade, a prevenção e a reabilitação das deformidades, quando a assistência se dá de maneira integral”, avalia Juliano Tibola, que enumera uma série de outras razões que o estimulam a continuar atuando na área: ver a evolução dos casos, poder oferecer um “braço amigo” a quem precisa ter por perto mais do que um profissional, e prestar serviços em uma área onde ainda há grande demanda por pessoal especializado.
Residente e atuante em Florianópolis, o dr. Juliano relembra a experiência de ter acompanhado o tratamento de um familiar, vítima de queimaduras, no Hospital Infantil Joana de Gusmão. A partir daí, foi o fisioterapeuta quem se tornou “familiar” nesta unidade: ali, cursou seu estágio acadêmico, foi supervisor de estágio dos Cursos de Fisioterapia da UDESC, UNISUL e UNIVALI, e tem o orgulho de ter sido o primeiro fisioterapeuta contratado pela Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina para atuar na Unidade de Queimados do Hospital Infantil.
Associado Destaque: julho/2013