“Chega de catástrofes. É hora da prevenção!”

Publicado em 25 de março de 2019

Em sua 11ª edição, a Jornada Brasileira de Queimaduras (JBQ) desembarca em Belo Horizonte para três dias de discussão na sede da Associação Médica de Minas Gerais (AMMG). Entre os dias 30 de maio e 1 de junho, cerca de 350 profissionais da saúde de todo o Brasil e outros países da América Latina são esperados no evento, que é promovido pela Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ).

O tema deste ano, “Chega de catástrofes. É hora da prevenção!”, é motivado pelo incêndio em uma creche em Janaúba (MG), que causou a morte de 14 pessoas e feriu outras 37, em outubro de 2017. “Isso nos motivou a trazer o debate de todos os níveis de prevenção da linha de cuidados das queimaduras”, declara Dr. José Adorno, presidente da SBQ.

A fisioterapeuta e presidente da XI Jornada Brasileira de Queimaduras, Marilene de Paula Massoli ressalta que para se planejar o futuro, é essencial que se olhe para o passado. “Precisamos olhar as nossas tragédias e avaliar nossas falhas para que possamos prevenir tragédias futuras. Temos que ter em conta que uma tragédia só acontece diante da falha de mais de um aspecto da segurança e diante da mesma, os profissionais de todas as áreas e esferas implicados são responsáveis pelas vidas perdidas”, explica.

Para Marilene, as atividades científicas da SBQ focam em buscar a troca e a multiplicação de conhecimentos, baseados nas técnicas mais avançadas usadas até então. “Visamos sempre melhorar as condições de sobrevivência e a qualidade de vida de nossos pacientes, mas acima de tudo, é urgente difundirmos a cultura da prevenção de acidentes”, aponta ela.

Programação intensa
A XI JBQ abre suas atividades no dia 30 de maio, quinta-feira, às 8h30. Nos três dias, mais de 30 programas, como conferências, sessões temáticas, temas livres, workshops e cursos, se dividirão entre os auditórios da AMMG.

Aproximadamente 80 convidados de diversas áreas da saúde, vindos de 10 estados brasileiros, e do Distrito Federal, além de um fonoaudiólogo do Chile, se dividirão nos dois auditórios. “Teremos momentos de grande valor científico”, garante Marilene Massoli, que será uma das moderadoras da conferência “Atendimento fisioterápico no ambulatório”, na manhã do primeiro dia de Jornada.

A Comissão Científica convida os participantes a submeter trabalhos para apresentação. Aqueles escolhidos terão a oportunidade de expor seus conhecimentos, sendo os melhores trabalhos premiados com certificado especial, e terão a publicação na Revista Brasileira de Queimaduras.

Homenageados
A solenidade de abertura acontecerá na noite do dia 30 de maio e terá como destaque as homenagens aos profissionais que marcaram suas carreiras na contribuição da prevenção e no cuidado com as vítimas de queimaduras no país e região. Neste ano será enaltecida a trajetória dos Drs. Carlos Eduardo Guimarães Leão, Marcos Aurélio Leiros da Silva e da Dra. Marília de Pádua Dornelas Corrêa, será um momento de emoção para os que se fizerem presentes.

Todos os detalhes e informações do programa e como participar estão no site www.jbqueimaduras.com.br.


Comente no Facebook

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>